Papa faz primeira aparição pública no Vaticano desde que saiu do hospital
"Feliz domingo para todos" e "muito obrigado". Foi com estas duas frases que o Papa Francisco saudou este domingo a multidão que se encontrava na Praça de São Pedro, no Vaticano, naquela que foi a sua primeira aparição pública desde que saiu do hospital, há duas semanas.
Francisco, 88 anos, chegou na cadeira de rodas, a receber oxigénio pelo nariz, e falou com uma voz frágil.
O Papa não era visto em público desde 23 de março quando fez uma breve saudação antes de deixar o hospital onde foi internado a 14 de fevereiro devido a uma infeção pulmonar. O chefe da Igreja Católica chegou a ter a vida em risco, segundo confirmou posteriormente o médico que o acompanha.
Antes desta aparição, numa homilia lida em seu nome na missa do Jubileu dos enfermos, que não se excluam da sociedade os que sofrem, porque "enfrentar o sofrimento juntos torna-nos mais humanos".
"Queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida partilho muito convosco: a experiência da doença, de me sentir fraco, de depender dos outros para muitas coisas, de precisar de apoio", confessou o papa Francisco, neste texto, em que admitiu que "nem sempre é fácil".