Onda de calor. Trabalhadora do serviço de limpeza de Barcelona morre após fazer turno da tarde
Uma trabalhadora do serviço de limpeza municipal de Barcelona morreu no sábado, dia 28 de junho, após ter feito o turno da tarde a recolher lixo no bairro Raval. A notícia é avançada pelo jornal La Vanguardia, que cita fontes sindicais da UGT.
De acordo com a notícia, em plena onda de calor, a mulher chegou a casa no final do turno e desmaiou, tendo morrido pouco depois. Ainda sem uma causa definida para o óbito, está prevista a realização de uma autópsia para tentar apurar se a onda de calor que se sente um pouco por toda a Europa terá alguma relação com o sucedido.
Após a morte da mulher, a Câmara Municipal de Barcelona endereçou condolências à família e disse aguardar os resultados da autópsia para que se possam perceber as causas.
O caso acabou por gerar uma onda de preocupação junto dos trabalhadores municipais, que partilharam nas redes sociais uma mensagem com uma questão: "Cuidamos de Barcelona, quem cuida de nós?"
No Twitter, Daniel Sirera, presidente do grupo do Partido Popular na Câmara Municipal de Barcelona, lamentou a morte do trabalhador e salientou que perante as suspeitas de "um golpe de calor" não se pode "permitir que aqueles que trabalham arduamente para cuidar de Barcelona não recebam a proteção que merecem".
Após ser conhecida a morte da funcionária, a empresa organizou uma palestra para relembrar o que fazer em casos de calor extremo. No início do mês, a câmara municipal anunciou que a cidade teria 400 abrigos climáticos para proteger os cidadãos do forte calor.