"Olhar a Mona Lisa em paz", diz presidente do Louvre sobre cobrança de bilhete extra
"Será um espaço dedicado que permitirá aos visitantes finalmente olhar para esta pintura em paz", afirmou este domingo a presidente do Louvre, Laurence Des Cars sobre a cobrança de um bilhete extra para ver o quadro de Mona Lisa. Des Cars foi entrevistada pela rádio France Inter. Ainda em data não definida, para ver a Mona Lisa será necessário pagar dois bilhetes, um de acesso ao Louvre e outro para ver a obra.
As declarações surgem na sequência do anúncio, na semana passada, de que a pintura seria transferida para uma nova sala, com entrada separada. O anúncio foi realizado pelo presidente francês Emmanuel Macron. Esta nova entrada deverá ser na zona oriental do edifício, que permitirá descongestionar o acesso da entrada pela pirâmide de cristal.
De acordo com a presidente do Louvre, o objetivo das mudanças é oferecer um "status excepcional" ao quadro mais famoso do mundo. "Nossa proposta é assumir o status excepcional da Mona Lisa ",disse, acrescentando que a obra é uma "bênção para o Louvre ".
Além da mudança no local da obra, será realizada uma renovação de todo o museu. O plano, realizado ao longo de 10 anos,terá um investimento entre 700 e 800 milhões de euros.
O renovado Louvre pretende atingir cerca de "doze milhões de visitantes por ano", mais três milhões do que os registados no ano passado. O Louvre registou 8,7 milhões de visitantes em 2024, uma quebra de quase 2% em relação ao ano anterior.