A festa republicana no Nevada.
A festa republicana no Nevada.EPA/CAROLINE BREHMAN

O "filme" da madrugada. Trump pronto a declarar vitória e republicanos conquistam maioria no Senado

Trump incia o dia de quarta-feira com 248 votos no Colégio Eleitoral e Harris com 214, segundo as contas da AP. A democrata optou por não falar aos apoiantes durante a noite.
Publicado a
Atualizado a

O republicano Donald Trump prepara-se para proclamar a vitória nas presidenciais norte-americanas, apesar de oficialmente a corrida ainda não ter sido declarada a seu favor. Contudo, com dois dos sete swing states já no bolso - Carolina do Norte e Geórgia - e em vantagem nos outros cinco, o ex-presidente não hesitou em festejar junto dos apoiantes em West Palm Beach, onde pode discursar a qualquer momento.

Oficialmente, segundo as contas da Associated Press, Trump tem 248 votos no Colégio Eleitoral - o número mágico são os 270 - e a democrata Kamala Harris tem 214. A Fox News, por seu lado, já deu a vitória ao republicano. A CNN já lhe deu também o estado da Pensilvânia (19).

A equipa de campanha de Harris deixou claro, ainda antes das 6.00 em Lisboa, que a candidata não iria fazer qualquer declaração na noite eleitoral, lembrando que "ainda temos votos para contar". 

Trump melhor do que em 2020 e Harris pior do que Biden

Desde cedo que se tornou claro que Trump estava a fazer melhor do que em 2020 e Kamala estava a fazer pior do que Joe Biden há quatro anos.

O republicano estava a fazer melhor entre os homens negros e com eleitores de menos de 45 anos do que nas últimas presidenciais. Além disso, mantinha o apoio de suficientes mulheres nos subúrbios para travar Harris. Em alguns estados fazia também melhor entre o voto latino. Três grupos onde a democrata tinha que vencer com folga. 

Senado com maioria republicana

Os republicanos conquistaram a maioria no Senado, ganhando dois lugares aos democratas e mantendo todos aqueles que tinham em jogo. 

A conquista da maioria no Senado era um dos objetivos do partido nestas eleições.

Os dois lugares foram ganhos no Ohio, onde o republicano Bernie Moreno derrotou o senador democrata Sherrod Brown, e na Virgínia Ocidental, com o até agora governador Jim Justice a vencer no lugar que era do ex-democrata independente Joe Manchin, que optou por não se recandidatar.

Câmara dos Representantes

Na Câmara dos Representantes, a corrida para a maioria (218) ainda está em aberto. Os republicanos elegeram 190 congressistas e os democratas 166. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt