Príncipe William (ao meio) na entrega do prémio Earthshot, na África do Sul
Príncipe William (ao meio) na entrega do prémio Earthshot, na África do SulEPA/HALDEN KROG

“O ano mais difícil da minha vida”. William sobre o impacto “brutal” do diagnóstico de cancro da mulher e do pai

Príncipe de Gales revelou que "manter tudo sob controlo tem sido muito difícil", mas mostrou-se orgulhoso da forma como Kate Middleton e o rei Carlos III têm lidado com a doença.
Publicado a
Atualizado a

O príncipe William descreveu este ano como “brutal” e “provavelmente o ano mais difícil” da sua vida, enquanto teve de lidar com o cancro da mulher e do pai. 

“Honestamente, tem sido terrível. Foi provavelmente o ano mais difícil da minha vida. Tentar superar tudo o resto e manter tudo sob controlo tem sido muito difícil”, afirmou, numa entrevista que assinalou o final da sua visita de uma semana à Cidade do Cabo, na África do Sul, para a entrega do prémio Earthshot.

“Mas estou muito orgulhoso da minha mulher, estou orgulhoso do meu pai, por ter lidado com as coisas como eles fizeram. Mas do ponto de vista pessoal e familiar, tem sido, sim, tem sido brutal”, prosseguiu o filho do rei Carlos III. 

Em fevereiro, o Palácio de Buckingham anunciou que Carlos sofria de cancro no pâncreas. No mês seguinte, Kate Middleton, princesa de Gales e mulher de William, também revelou que estava a tratar um cancro, mas sem adiantar a tipologia, tendo regressado às funções públicas em setembro após ter concluído os tratamentos de quimioterapia. 

Durante a entrevista, William confessou não gostar da responsabilidade adicional de ser um herdeiro do trono e que prefere a “liberdade de poder construir algo como o Earthshot”. “É muito importante para o meu papel e para a minha plataforma que esteja a fazer algo para o bem, que esteja a ajudar a vida das pessoas e a fazer algo que seja genuinamente significativo. Portanto, o Earthshot é o culminar, se quiser, de tudo isto junto”, salientou. 

William organizou a sua cerimónia de entrega de prémios Earthshot numa cúpula ecológica na noite de quarta-feira e chamou aos seus prémios ambientais de “movimento pela mudança”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt