Novo incêndio a norte de Los Angeles obriga à retirada de mais de 30 mil pessoas
A norte de Los Angeles, nos EUA, um novo incêndio, de rápida propagação, está a ser combatido pelos bombeiros. Deflagrou na quarta-feira e já levou as autoridades a emitir novas ordens ou avisos de evacuação que abrangem cerca de 50 mil pessoas.
O incêndio Hughes já devastou vários quilómetros quadrados de árvores e arbustos perto de Lake Castaic, a cerca de 64 quilómetros dos devastadores incêndios Eaton e Palisades, que fizeram pelo menos 28 mortos.
Até ao momento, não há registo de danos em infraestruturas provocados por este novo incêndio, de acordo com os bombeiros de Los Angeles.
Cerca de 31 mil pessoas estão sob ordens de evacuação, enquanto 23 mil estão em alerta para terem de abandonar as suas habitações a qualquer momento, segundo informou o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, citado pela CNN International.
Mais de quatro mil bombeiros foram destacados para o combate às chamas que está a ser dificultado pela baixa humidade e ventos fortes que se fazem sentir na região. “A situação continua dinâmica e o incêndio continua difícil de conter, embora estejamos a ter vantagem”, disse na noite de quarta-feira o chefe do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone.
O Serviço Nacional de Meteorologia decidiu estender o alerta vermelho para risco de incêndio até sexta-feira de manhã para a maior parte dos condados de Los Angeles e Ventura.
As condições meteorológicas vão continuar adversas até ao final da semana, "pois os combustíveis permanecem extremamente secos e prontos para queimar, com quinta-feira a ser o período de maior preocupação. Qualquer incêndio que comece pode crescer rápido e ficar fora de controlo”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia de Los Angeles.