Mulher que acreditava estar numa relação amorosa com Brad Pitt acaba divorciada e burlada em 830 mil euros
Um representante de Brad Pitt alertou os fãs para terem cuidado com os esquemas de falsificação de identidade depois de uma mulher francesa ter perdido as poupanças pessoais para burlões que se faziam passar pela estrela de Hollywood.
A vítima, de 53 anos, revelou ao canal francês TF1 que acreditava estar numa relação amorosa com Brad Pitt, o que a levou a divorciar-se do marido e a transferir 830 mil euros para os burlões.
“É horrível que os burlões se aproveitem da forte ligação dos fãs com as celebridades”, afirmou esta terça-feira um porta-voz do ator ao canal norte-americano Entertainment Weekly, acrescentando que se trata de “um lembrete importante para não responder a contactos online não solicitados, especialmente de atores que não têm presença nas redes sociais”.
Os burlões usaram contas falsas de redes sociais e WhatsApp, bem como tecnologia de criação de imagem de Inteligência Artificial, para enviar à mulher supostas selfies e mensagens do artista.
Para sacar o dinheiro à vítima, os burlões fingiam que Brad Pitt necessitava de dinheiro para pagar um tratamento renal, uma vez que as suas contas bancárias estavam alegadamente congeladas por causa do processo de divórcio com a sua ex-mulher Angelina Jolie.
A mulher francesa, identificada apenas como Anne, passou um ano e meio a acreditar estar a comunicar com Brad Pitt e só se apercebeu que tinha sido enganada quando surgiram notícias de que o ator estava a namorar com Ines de Ramon.
Após ter divulgado a burla, Anne foi vítima de assédio online e a TF1 teve mesmo de colocar offline a entrevista que lhe tinha feito. Alguns críticos acusaram mesmo o canal francês por não ter protegido uma pessoa vulnerável e de ignorar as consequências de a ter tornado pública.
Embora os esquemas românticos sejam comuns na Internet desde o aparecimento do e-mail, os especialistas alertam que a inteligência artificial elevou o risco de roubo de identidade, fraude e esquemas online.