Membro da extrema direita finlandesa propõe que imigrantes ilegais sejam abatidos

Membro da extrema direita finlandesa propõe que imigrantes ilegais sejam abatidos

Um político da extrema-direita finlandesa, de extrema-direita, defendeu esta sexta-feira o abate a tiro de refugiados que atravessem a fronteira finlandesa sem autorização, numa altura em que o país debate novas políticas migratórias.
Publicado a
Atualizado a

Um político da extrema-direita finlandesa, de extrema-direita, defendeu hoje o abate a tiro de refugiados que atravessem a fronteira finlandesa sem autorização, numa altura em que o país debate novas políticas migratórias.

"Aqueles que atravessarem a fronteira sem autorização serão abatidos", disse Jari Nalli, membro do Partido dos Finlandeses, que representa o partido político de extrema-direita na cidade de Lappeenranta, sudeste do país.

As declarações de Nalli foram citadas pelo jornal Iltalehti.

O Partido dos Finlandeses, anteriormente designado como Verdadeiros Finlandeses, conquistou apoiantes graças à mensagem política contra a imigração.

Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 2023, o partido tornou-se a segunda força mais votada e conquistou 46 dos 200 lugares no Parlamento de Helsínquia.

O governo, chefiado pelo conservador Petteri Orpo, tem vindo a restringir o funcionamento dos postos fronteiriços com a Rússia, numa tentativa de conter o fluxo de migrantes, principalmente provenientes do Afeganistão, da Líbia e da Somália.

Entre 30 de novembro e 13 de dezembro do ano passado, as fronteiras foram completamente encerradas, o que provocou protestos dos cidadãos finlandeses.

Posteriormente, as autoridades anunciaram a reabertura de dois dos oito postos fronteiriços por um período de dois dias, mas voltaram a encerrar as passagens - uma medida que vai permanecer em vigor até 11 de fevereiro.

Embora os imigrantes de países terceiros que chegam legalmente à Rússia o façam com a documentação necessária, o Governo finlandês acusou Moscovo de uma alegada "transferência deliberada" de estrangeiros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt