"Limpar a casa imediatamente". Trump anuncia demissão de procuradores da era Biden
EPA/FRANCIS CHUNG / POOL

"Limpar a casa imediatamente". Trump anuncia demissão de procuradores da era Biden

Vários dos procuradores escolhidos por Joe Biden não esperaram pela mudança de presidência para abandonar os cargos.
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a demissão de todos os procuradores do Departamento de Justiça nomeados pelo antecessor.

"Nos últimos quatro anos, o Departamento de Justiça foi politizado como nunca antes", declarou, na terça-feira, o Presidente republicano na Truth Social, rede social que fundou.

Trump tem atribuído os processos contra si à "instrumentalização da justiça" pela anterior líder Joe Biden.

"Ordenei a demissão de todos os procuradores remanescentes da era Biden", acrescentou, invocando a necessidade de "limpar a casa imediatamente e restaurar a confiança" no poder judicial.

É comum para um novo presidente dos Estados Unidos substituir os 93 procuradores federais nomeados pelos antecessores.

Vários dos procuradores escolhidos por Biden não esperaram pela mudança de presidência para abandonar os cargos.

No final de janeiro, o Procurador-Geral interino demitiu vários funcionários que tinham trabalhado com o procurador especial Jack Smith, que investigou os dois processos criminais federais contra Donald Trump - ambos arquivados após a eleição do republicano, em novembro.

"Não se podia confiar neles para implementar fielmente a agenda do presidente, devido ao seu papel significativo na acusação do presidente", afirmou.

"Limpar a casa imediatamente". Trump anuncia demissão de procuradores da era Biden
Quase 10.000 funcionários demitidos. Trump e Musk reforçam a purga governamental
"Limpar a casa imediatamente". Trump anuncia demissão de procuradores da era Biden
A ira de Trump. Défice comercial dos Estados Unidos com a Europa duplicou em dez anos

Senado dos EUA confirma Howard Lutnick como secretário do Comércio

O Senado dos Estados Unidos confirmou Howard Lutnick, um executivo financeiro bilionário e defensor das tarifas impulsionadas pelo presidente norte-americano, como secretário de Comércio.

A câmara alta do parlamento ratificou na terça-feira, por 51 votos a favor e 45 contra, a nomeação de Lutnick, diretor executivo da empresa de investimentos Cantor Fitzgerald e um dos responsáveis pelo processo de transição presidencial após a eleição.

O responsável vai desempenhar um papel fundamental na política económica do país, já que este cargo atua nas áreas de comércio, tecnologia, infraestruturas, telecomunicações e propriedade intelectual, entre outras.

Lutnick vai assumir ainda "responsabilidade direta adicional" pelo gabinete do representante comercial dos EUA (United States Trade Representative), agência independente que trabalha com o Departamento do Comércio na imposição de tarifas, anunciou Trump em novembro.

O novo secretário do Comércio, de 63 anos, é há anos um fervoroso apoiante da agenda económica de Trump, incluindo as propostas tarifárias, e vê o cargo confirmado quando o Presidente já implementou algumas destas medidas.

Lutnick deverá reunir-se hoje com o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, para discutir a decisão de Trump de impor à UE "tarifas recíprocas" sobre o alumínio e o aço e também equivalentes ao IVA cobrado às importações vindas dos Estados Unidos.

Trump anunciou tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, mas adiou a entrada em vigor para 04 de março, depois de estes países terem concordado em aumentar o controlo fronteiriço para reduzir o tráfico de fentanil, um poderoso narcótico, e a entrada de migrantes em solo norte-americano.

O Presidente norte-americano deu seguimento à imposição de uma taxa aduaneira adicional de 10% à China, que levou a medidas semelhantes por parte de Pequim.

Além disso, assinou duas ordens executivas para impor tarifas de 25% sobre todas as importações de alumínio e aço, entrando estas em vigor a partir de 12 de março.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt