Diretor do FBI, Kash Patel
Diretor do FBI, Kash PatelGraeme Sloan/EPA

Juíza norte-americana detida pelo FBI acusada de obstruir uma operação de fiscalização de imigrantes

A informação foi inicialmente divulgada numa publicação do diretor do FBI, Kash Patel, na rede social X
Publicado a
Atualizado a

Hannah Dugan, uma juíza de Milwaukee, no estado do Wisconsin, foi presa nesta sexta-feira por agentes do FBI, sob a acusação de obstrução à Justiça numa operação federal de imigração. A informação foi inicialmente divulgada numa publicação do diretor do FBI, Kash Patel, na rede social X (antigo Twitter), mas a publicação foi apagada pouco tempo depois. A agência de notícias Reuters confirmou ter visto o conteúdo da publicação antes desta ser eliminada.

Segundo a publicação de Patel, a juíza teria interferido numa operação de detenção de imigrantes na semana passada, ao alegadamente ajudar um imigrante indocumentado a evitar a detenção por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas dos EUA). Ainda de acordo com o FBI, a magistrada teria "deliberadamente desviado os agentes federais" do local onde o imigrante estava.

Um porta-voz do Serviço de Delegados dos EUA confirmou que a prisão ocorreu dentro do tribunal nesta manhã. Até ao momento, o FBI não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Essa prisão ocorre no contexto do endurecimento da política da administração Trump contra autoridades locais que dificultam ações anti-imigração. Um memorando interno divulgado em janeiro pelo Procurador-Geral Adjunto Principal, Emil Bove, orientou promotores a instaurarem processos criminais contra autoridades que interferirem nas operações federais de fiscalização imigratória.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt