A AfD, liderada por Alice Weidel, é agora o segundo maior partido da Alemanha.
A AfD, liderada por Alice Weidel, é agora o segundo maior partido da Alemanha.EPA

Juventude da AfD dissolvida para evitar a sua proibição legal e afetar o partido

Grupo de jovens foi classificado pelas autoridades da Alemanha como organização extremista de direita em 2023.
Publicado a
Atualizado a

O grupo extremista que servia como juventude da Alternativa para a Alemanha (AfD) dissolveu-se esta segunda-feira de forma a evitar a sua proibição legal e, assim, afetar a imagem do partido de extrema-direita que, após as eleições de 23 de fevereiro, se tornou a segunda maior força política do país.

Em causa está o facto de, em 2023, a Juventude Alternativa (JA) ter sido considerada um grupo extremista de direita pelo Serviço de Inteligência Nacional (BfV), o que permite a sua proibição ao abrigo de uma lei destinada a evitar uma repetição do passado nazi da Alemanha. Na altura, a BfV disse ter encontrado provas de que o grupo tinha aspirações contra a ordem democrática e que, assim, deveria ser tratado como uma organização extremista de direita.

De acordo com o Politico, esta dissolução está a ser vista como uma manobra para proteger a AfD e afastar o partido de uma imagem mais radical, agora que se irá tornar a maior força da oposição assim que o esperado governo de coligação entre os conservadores da União Democrata-Cristã e o Partido Social-Democrata entre em funções.

A decisão de dissolver a Juventude Alternativa já tinha sido votada e aprovada pela AfD em janeiro, assim como a substituição por uma nova organização com uma maior supervisão por parte do partido de extrema-direita, pondo fim à insatisfação que a liderança sentia em relação à sua juventude. A JA gozava de relativa autonomia, de tal forma que, os seus membros, à exceção da direção, não precisavam, sequer, de estar filiados na AfD.

O que não irá acontecer no novo grupo, exceto quem tiver menos de 16 anos, que deverá receber o nome de Juventude Patriota, conforme foi sugerido na mesma reunião da força de extrema-direita em janeiro. Mesmo assim, segundo a Deutsche Welle, é esperado que muitos membros do grupo agora dissolvido passem para a nova organização. É esperado que a sua formação seja oficializada no próximo congresso da AfD.

“Além de muitas memórias, temos também uma missão: continuar a defender e a lutar pela Alemanha de amanhã!” escreveram nas redes sociais membros da Juventude Alternativa. “Contribuiremos para a reviravolta política na nova organização juvenil.”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt