Irão diz ter “arquivo nuclear completo” de Israel
O ministro dos Serviços e Informações iraniano confirmou neste domingo que o Irão obteve “o arquivo nuclear completo” de Israel e documentos sobre as suas relações com os Estados Unidos, Europa e outros países.
Em declarações à televisão estatal, Ismail Khatib afirmou: "Obtivemos um tesouro de informações israelitas”. Recorde-se que, neste sábado, o mesmo canal de televisão já tinha avançado, citando fontes “bem informadas”, que o Irão tinha na sua posse documentos sensíveis sobre Israel.
O ministro referiu que foi planeada “uma operação abrangente e complexa, que começou com a infiltração, recrutamento de recursos e a expansão do acesso aos mesmos, e surgiu esta oportunidade de hoje, pela graça de Deus, estarmos a testemunhar este importante tesouro”.
Nos últimos meses, as autoridades israelitas alertaram para o aumento das atividades de espionagem atribuídas ao Irão e detiveram várias pessoas. A 20 de maio, Israel anunciou a detenção de dois jovens, Roy Mizrahi e Almog Atias, acusados de espionagem.
Por sua vez, o Irão executou, no final de maio, um homem, identificado como Pedram Madani, por espionagem para o serviço de informações israelita.