Inundações, comboios parados, aulas suspensas e 3000 desalojados em Málaga. Espanha de novo em alerta devido às chuvas torrenciais
Espanha está de novo em alerta devido às chuvas torrenciais. Depois de Valência, o fenómeno meteorológico DANA faz-se sentir novamente, com as autoridades a elevarem, esta quarta-feira, o alerta para vermelho nas regiões de Málaga e Catalunha.
Já se registam inundações na província de Málaga devido às chuvas torrenciais, que originaram até uma tromba de água ao longo da costa de Marbella, segundo indica o jornal El Mundo.
Há aulas suspensas e a circulação de comboios também está temporariamente interrompida devido ao agravamento do estado do tempo. "Perigo extremo", avisa o instituto de meteorologia espanhol (Aemet) em comunicado.
Prevê-se, aliás, que em Tarragona e Málaga chova cerca de 180 litros por metro quadrado em menos de 12 horas. Nesse sentido, por precaução, as autoridades decidiram evacuar as casas junto ao rio Campanilla, devido ao receio de que o rio possa transbordar.
Ainda segundo o diário espanhol, cerca de 3.000 pessoas que vivem nas margens do rio Guadalhorce, em Málaga, também foram retiradas das suas habitações.
Em algumas estradas em Tarragona já não é possível circular, estando previstos constrangimentos na circulação automóvel a partir do final da tarde desta quarta-feira em 20 municípios de Valência, alguns dos quais já afetados pela DANA que ocorreu no dia 29 de outubro e que causou mais de 200 mortos, segundo a mesma publicação.
Também o Hospital Clínico de Málaga está a ser afetado pelo agravamento das condições meteorológicas, tendo acionado o seu plano de emergência, uma vez que várias zonas da unidade hospitalar já foram inundadas.
De acordo com o El País o hospital restringiu toda atividade, estando apenas operacional para cuidados urgentes e de emergência.
As autoridades também decidiram suspender as aulas nas zonas de maior risco nas províncias de Málaga, Granada, Tarragona, Valência e Castellón.
De acordo com o Aemet, prevê-se para esta quarta-feira "precipitação muito forte, com probabilidade de chuva localmente torrencial e persistente, em várias zonas da região mediterrânica", principalmente em Málaga, Granada e a sul de Tarragona.