Acordo de cessar-fogo: Hamas conclui entrega de seis reféns israelitas
O último dos seis reféns que o Hamas ficou de libertar este sábado já está em território de Israel, de acordo com as forças armadas israelitas. O homem, Hisham Al-Sayed, de 28 anos, beduíno do deserto de Negev, foi 'poupado' à cerimónia pública de entrega a que têm sido sujeitos os reféns.
Avera Mengistu e Tal Shoham foram os primeiros a serem entregues esta manhã, em Gaza, à Cruz Vermelha, que depois os encaminhou para as forças armadas israelitas. Cerca de duas horas e meia depois foram libertados mais três, num palco e a exibirem um certificado, ladeados por homens armados e encapuçados como tem sido habitual. Foram eles Eliya Cohen, 27 anos, Omer Shem Tov, 22 anos, e Omer Wenkert, 23 anos, que foram levados do Festival Nova pelo Hamas em outubro de 2023.
Uma vez entregues à Cruz Vermelha, os reféns foram depois encaminhados para fora de Gaza pelas forças armadas israelitas (IDF) para avaliação médica e para se reunirem com a família.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas prevê também a libertação de 602 prisioneiros israelitas este sábado.
Entretanto, o exército israelita divulgou vídeos na rede social X sobre o reencontro dos reféns com a família.
Conheça a identidade dos reféns israelitas libertados hoje e os vídeos do reencontro com as famílias.
Avera Mengistu: É refém desde setembro de 2014. Tinha problemas mentais e entrou pelo próprio pé em Gaza aos 28 anos, sendo apanhado por uma patrulha do Hamas.
Omer Wenkert: Tem 23 anos e também foi levado do Festival Nova. O último sinal de vida que a família recebeu foi em novembro de 2023, quando o primeiro grupo de reféns foi libertado. Sofre de colite e estava muito magro.
Omer Shem Tov: O luso-israelita, de 22 anos, é um dos que será libertado. Foi levado do Festival Nova a 7 de outubro de 2023. Filho de um cidadão português, de origem sefardita, estava em processo de obtenção da nacionalidade, que já terá sido dada, revelou a embaixadora de Portugal em Israel à família, segundo a Comunidade Israelita do Porto.
Tal Shoham: Com dupla cidadania israelita e austríaca, estava a visitar a família no kibbutz Be’eri quando foi levado pelo Hamas com a mulher, os dois filhos e a sogra (o sogro foi morto durante o ataque). A família foi libertada logo em novembro de 2023. Tem 39 anos.
Eliya Cohen: Tem 27 anos e estava com a namorada no Festival Nova, tendo sido atingido a tiro na perna. Os dois esconderam-se sob uma pilha de corpos num abrigo, mas Eliya acabou por ser levado pelos terroristas.
Hisham Al-Sayed: Beduíno do deserto de Negev entrou voluntariamente em Gaza em abril de 2015, quando tinha 28 anos. Sofria de problemas mentais e foi capturado pelo Hamas. Última prova de vida remonta a 2022.
Em atualização