Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala em "escalada preocupante"
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala em "escalada preocupante" EPA/NECATI SAVAS

Guerra na Ucrânia. Turquia reportou novo ataque contra navio de carga russo no Mar Negro

O alegado ataque contra o "MildVolga 2" ocorreu após dois ataques com drones reivindicados pela Ucrânia na Zona Económica Exclusiva da Turquia. "Escalada preocupante", afirmou o presidente turco.
Publicado a
Atualizado a

Um cargueiro com pavilhão russo foi atacado no Mar Negro, a 80 milhas da costa turca, reportou hoje a Direção de Assuntos Marítimos da Turquia. 

O navio "MildVolga 2", navegando sob bandeira russa, foi atacado a 80 milhas náuticas (cerca de 180 quilómetros) ao largo da costa turca enquanto navegava da Rússia em direção à Geórgia com uma carga de óleo de girassol.

De acordo com as autoridades da Turquia, os 13 tripulantes do navio estão a salvo sendo que o navio não solicitou assistência.

Mesmo assim, o cargueiro estava a dirigir-se para o porto turco de Sinop "pelos próprios meios", não se conhecendo mais detalhes.

O alegado ataque contra o "MildVolga 2" ocorreu após dois ataques com drones reivindicados pela Ucrânia na Zona Económica Exclusiva da Turquia.

O primeiro foi registado na sexta-feira e o segundo no sábado e visaram petroleiros pertencentes à designada "frota fantasma" russa, que se encontra sujeita a sanções internacionais, mas que continua a exportar petróleo russo.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou na segunda-feira uma "escalada preocupante", afirmando que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia atingiu uma dimensão que ameaça a segurança da navegação no Mar Negro.

Erdogan apelou às "partes envolvidas" acrescentando que o Governo da Turquia está pronto para contribuir enquanto as negociações entre Kiev e Moscovo prosseguem em torno do plano proposto pelos Estados Unidos.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala em "escalada preocupante"
Zelensky estabelece linhas vermelhas em semana de novas negociações de paz
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala em "escalada preocupante"
Ucrânia: UE diz que pode ser "semana crucial" para paz negociada sem europeus

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt