General russo admite objetivo de ocupar sul da Ucrânia e uma região da Moldávia

Rustam Minnekayev revela que russos querem o controlo total do Donbass, de todo o sul da Ucrânia para bloquear comércio ucraniano no Mar Negro e chegar à Transnístria, onde "há casos de opressão da população de língua russa".

A Rússia aspira controlar totalmente o sul da Ucrânia e a região do Donbass, com o objetivo de estabelecer uma ponte terrestre para a Crimeia, que Moscovo anexou em 2014, afirmou esta sexta-feira o general russo Rustam Minnekayev.

"Desde o início da segunda fase da operação especial, um dos objetivos do exército russo é estabelecer o controlo total sobre o Donbass e o sul da Ucrânia. Isto permitirá garantir um corredor terrestre até a Crimeia", disse o Minnekayev, subcomandante das forças do distrito militar do centro da Rússia.

O general russo explicou que a concretização deste objetivo "vai permitir assegurar um corredor terrestre até a Crimeia e uma influência nas infraestruturas chaves da economia ucraniana, como os portos do Mar Negro, por onde são feitos os embarques de produtos agrícolas e metalúrgicos", afirmou, citado por agências russas, numa reunião com empresas de um complexo militar-industrial em Ecaterimburgo.

De acordo com Minnekayev, o controle do sul da Ucrânia também permitirá ajudar os separatistas pró-Rússia da Transnístria, que desde 1992 controlam um território da Moldávia na fronteira com o oeste da Ucrânia. "O controle do sul da Ucrânia também é um corredor para a Transnístria, onde também observamos casos de opressão da população de língua russa", disse o general.

A Moldávia é um pequeno país de língua romena que integrou a União Soviética e atualmente tem um governo pró-Ocidente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG