Charlie Kirk
Charlie Kirk

Funeral de Charlie Kirk será a 21 de setembro no Arizona. Trump diz que estará presente

Cerimónias fúnebres realizar-se-ão no estádio State Farm, sede da equipa de futebol americano Arizona Cardinals.
Publicado a
Atualizado a

O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou este sábado (13) a organização Turning Point, da qual era fundador.

O funeral irá realizar-se na manhã de 21 de setembro no estádio State Farm, sede da equipa de futebol americano Arizona Cardinals, em Glendale, cidade situada a cerca de 25 quilómetros de Phoenix, a capital do estado do Arizona (sudoeste), de acordo com a organização, numa publicação partilhada nas redes sociais.

“Junte-se a nós para celebrar a vida extraordinária e o legado duradouro de Charlie Kirk, uma lenda americana”, pode ler-se na publicação.

Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto a tiro na quarta-feira, perante centenas de pessoas, quando participava num debate na Universidade Utah Valley, no estado do Utah.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que responsabilizou a “esquerda radical” e “os lunáticos” pelo assassinato, comprometeu-se na sexta-feira a estar presente no funeral depois de falar com a mulher de Charlie Kirk, Erika Kirk. “Pediu-me para ir e acho que tenho obrigação de fazê-lo. Irei”, disse na sexta-feira.

Amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point USA, Charlie Kirk era um aliado próximo de Trump. O presidente dos EUA anunciou a atribuição, a título póstumo, da Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil do país.

O detido e suspeito da morte de Charlie Kirk é Tyler Robinson, um jovem branco de 22 anos, que disparou uma espingarda a partir do telhado de um edifício perto do local onde acontecia o debate.

Até ao momento, as autoridades não forneceram detalhes sobre as acusações que Robinson vai enfrentar, embora possa ser acusado de homicídio qualificado, um crime passível de pena de morte.

Charlie Kirk
Viúva de Charlie Kirk avisa: "Não fazem ideia do que desencadearam"
Charlie Kirk
Presidente-eleito da Oxford Union enfrenta ação disciplinar após celebrar assassinato de Charlie Kirk

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt