França recebe líderes europeus para cimeira de urgência sobre a Ucrânia
Os líderes europeus temem que os Estados Unidos da América possam chegar a um acordo de paz para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia que venha a prejudicar a segurança do velho Continente. E, neste domingo, decidiram reunir de emergência já amanhã em França, sob a égide de Emanuel Macron, para debater o tema, avança a BBC News.
Segundo este órgão de comunicação social, um sinal de que algo possa correr menos bem para a Europa e para a Ucrânia é o facto de o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ter agendado um encontro para os próximos dias com as autoridades russas na Arábia Saudita, sem que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ou uma delegação sua tenham sido convidados para se juntarem às negociações.
Recorde-se que Zelensky tem dito repetidamente que não concordará com nenhum cessar-fogo que seja negociado sem a contribuição da Ucrânia e este domingo já reiterou que a Ucrânia não foi convidada e que não enviará uma delegação para esta negociação.
O anúncio do encontro entre Marco Rubio e a Rússia acontece depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter falado ao telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, no início desta semana para discutir um possível acordo.