Foguetão da SpaceX explode na plataforma de lançamento antes de novo teste no Texas (com vídeo)
Um foguetão da SpaceX explodiu esta madrugada depois de uma "anomalia grave" antes do décimo teste de lançamento.
A explosão do Starship, a nave que a empresa de Elon Musk espera poder um dia levar os seres humanos a Marte, ocorreu na plataforma de lançamento, mas não causou feridos.
A empresa confirmou uma "anomalia grave" quando a Starship estava na plataforma de lançamento, explicando que existe uma área de segurança em redor do local e que todo o pessoal estava seguro.
A plataforma de lançamento fica na Starbase, o nome dado à base da SpaceX no Texas e também à cidade criada em seu redor, perto de Brownsville.
A SpaceX indicou ainda ter trabalho em conjunto com as autoridades locais para proteger o local do teste. "Não há riscos para os residentes das comunidades vizinhas e pedimos que as pessoas não tentem aproximar-se da área enquanto as operações de segurança continuam", disseram no X.
"Só um arranhão", escreveu apenas Musk na sua rede social.
A explosão ocorreu durante um teste de rotina de abastecimento e ignição em preparação para o décimo teste de voo - nos três últimos o foguetão explodiu já depois de descolar da base no Texas.
O objetivo dos testes de fogo estáticos, quando o foguetão permanece no sítio durante a combustão, é verificar o funcionamento do sistema.