O momento da assinatura entre o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, partilhado no X pelo Tesouro norte-americano.
O momento da assinatura entre o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, partilhado no X pelo Tesouro norte-americano.X

EUA e Ucrânia assinam acordo para a criação de "fundo de investimento para reconstrução"

Fundo de investimento visa acelerar recuperação ucraniana e será financiado pelos royalties de novas licenças de exploração dos seus recursos naturais.
Publicado a
Atualizado a

O Departamento do Tesouro norte-americano anunciou esta quarta-feira a assinatura entre Estados Unidos e Ucrânia de um acordo que cria um "fundo de investimento para a reconstrução", após semanas de negociações bilaterais sobre o acesso aos recursos naturais ucranianos.

"Em reconhecimento do significativo apoio financeiro e material que o povo dos Estados Unidos forneceu à Ucrânia desde a invasão da Rússia, esta parceria económica posiciona os nossos dois países para colaborar e investir em conjunto para garantir que os nossos ativos, talentos e capacidades possam acelerar a reconstrução económica da Ucrânia", refere o Departamento em comunicado.

O momento da assinatura, entre o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, foi partilhado no X pelo Tesouro norte-americano.

Segundo a responsável ucraniana, os EUA sob este acordo "além das contribuições financeiras diretas, também pode prestar nova assistência - por exemplo, [fornecer] sistemas de defesa aérea à Ucrânia", escreveu no X.

De acordo com os media internacionais o acordo incluirá o "acesso preferencial" dos EUA às terras raras ucranianas, bem como aos recursos naturais do país, nomeadamente ao gás natural.

Segundo a Reuters, este fundo será financiado por 50% dos lucros e royalties provenientes de novas licenças de recursos naturais da Ucrânia.

Trump e Zelensky juntos na Basílica de São Pedro, Vaticano
Trump e Zelensky juntos na Basílica de São Pedro, VaticanoUKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt