Vladimir Shklyarov tinha 39 anos.
Vladimir Shklyarov tinha 39 anos.FOTO: Teatro Mariinsky

Estrela do ballet russo morre após cair de um quinto andar em São Petersbugo

Vladimir Shklyarov tinha expressado opiniões públicas contra a invasão da Rússia à Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

O bailarino russo Vladimir Shklyarov morreu no sábado após cair do quinto andar de um prédio em São Petersburgo, revelou ao jornal The Guardian um porta-voz do Teatro Mariinsky, acrescentando que o artista tinha prevista para esta segunda-feira uma cirurgia à coluna vertebral, uma vez que sofria de uma lesão, que o obrigava a tomar analgésicos.

As autoridades russas estão a partir do princípio de que se tratou de um acidente, mas ainda assim abriu uma investigação à morte do bailarino de 39 anos.

Shklyarov nasceu em São Petersburgo em 1985, tendo protagonizado papéis principaus em peças como O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida ou Dom Quixote no histórico Teatro Mariinsky, do qual se tornou bailarino principal desde 2011, oito anos depois de ali ter começado a carreira.

Curiosamente, Vladimir Shklyarov tomou posições públicas contra a invasão da Rússia à Ucrânia, tendo inclusive utilizado as redes sociais para expressar o seu desagrado em março de 2022.

Ao contrário de outros artistas russos, Shklyarov optou por continuar a viver na Rússia e a trabalhar no Teatro Mariinsky, apesar de antes da invasão ter atuado Metropolitan Opera de Nova York e a Royal Opera House de Londres.

O bailarino era casado com uma bailarina do mesmo teatro, Maria Shirinkina, e deixa dois filhos órfãos. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt