O empresário francês Cédric Meston, cofundador do substituto de carne à base de plantas HappyVore, anunciou esta terça-feira a compra da Tupperware France e a intenção de relançar a marca em vários países europeus.Após anos de dificuldades financeiras, o grupo norte-americano, fabricante das lendárias caixas de plástico para alimentos e emblema das compras no domicílio, declarou falência em setembro de 2024, enfraquecido pela concorrência de baixo custo e pelo 'boom' da entrega de refeições, e também vítima do desejo dos consumidores de limitar o consumo de plástico.Mas um mês depois, a Tupperware anunciou um acordo com os seus credores, com o compromisso de lhes vender a propriedade intelectual "necessária para criar e comercializar a marca Tupperware", bem como a venda de certos ativos nos Estados Unidos e noutras filiais estrangeiras, sem mais pormenores.Simultaneamente, a Tupperware France, detida a 99% pela Tupperware Belgium, foi colocada sob um procedimento de salvaguarda. .Empresa que detém fábrica da Tupperware em Constância declarada insolvente. 200 pessoas ficam no desemprego . Numa conferência de imprensa realizada hoje em Paris, o empresário Cédric Meston anunciou que tinha "comprado 100% da Tupperware France, que pertencia a uma empresa belga"."Somos proprietários de uma empresa que está sob proteção e, nas próximas semanas, apresentaremos um plano de continuação da atividade" ao Tribunal de Comércio de Nanterre, disse."O objetivo é sair do procedimento de salvaguarda em junho", acrescentou.Simultaneamente, Meston afirmou estar em vias de "renegociar" com a empresa-mãe norte-americana as licenças de exploração e de distribuição dos produtos da marca Tupperware em França, Itália, Espanha, Bélgica e Polónia, que tinham sido "cortadas" em janeiro devido às dificuldades do grupo."É uma questão de horas ou de dias" até obtermos a autorização, declarou, sem indicar os montantes envolvidos nestas licenças ou na compra da Tupperware France.A Tupperware conta com 20.000 "conselheiros culinários" nestes cinco países europeus, que constituem a sua famosa rede de vendedores independentes que, por exemplo, fazem apresentações ao domicílio dos produtos da marca.O objetivo de Meston, que recorda que a atual direção da Tupperware França terá "uma participação de 50%", é atingir "vendas de 100 milhões de euros até ao final do ano" nos cinco mercados.Tupperware despediu hoje 200 trabalhadores e fechou fábrica em Constância