Elon Musk (centro), Nigel Farage (à direita) e um tesoureiro do Reform UK em Mar-a-Lago em dezembro.
Elon Musk (centro), Nigel Farage (à direita) e um tesoureiro do Reform UK em Mar-a-Lago em dezembro.X/Nigel Farage

Elon Musk vira costas a Farage e defende novo líder para o Reform UK

Deputado britânico, que se tinha reunido com o milionário em meados de dezembro em Mar-a-Lago, indica que desacordo se prende com o apoio ao ativista de extrema-direita Tommy Robinson.
Publicado a
Atualizado a

O milionário dono do X, Elon Musk, que nas últimas semanas apelou ao voto no Reform UK, defendeu que o seu líder, Nigel Farage, "não tem o que é preciso" para liderar o partido de extrema-direita britânico.

"O Partido Reform precisa de um novo líder. O Farage não tem o que é preciso", escreveu numa mensagem no domingo.

A mensagem surgiu horas depois de, numa entrevista à BBC, Farage ter descrito Musk como um "herói" que faz o Reform UK "parecer cool" e como um "amigo".

Os dois cruzaram-se em meados de dezembro, em Mar-a-Lago, tendo na altura o líder do Reform UK partilhado uma foto nas redes sociais. Dizia-se que havia negociações para o milionário poder financiar o partido.

Elon Musk (centro), Nigel Farage (à direita) e um tesoureiro do Reform UK em Mar-a-Lago em dezembro.
Musk vira-se para o Reino Unido depois da "interferência" na Alemanha

Farage explicou, na resposta à mensagem de Musk, que na origem do diferendo entre ambos estará o apoio do milionário ao ativista de extrema-direita Tommy Robinson.

"Bom, isto é uma surpresa! Elon é um indivíduo notável, mas nisso lamento mas tenho que discordar. A minha opinião continua a ser que Tommy Robinson não é adequado para o Reform e eu nunca renuncio aos meus princípios", escreveu.

Tommy Robinson está atualmente a cumprir uma pena de 18 meses de prisão por desrespeito ao tribunal, depois de admitir ter violado uma injunção que o proibia de repetir alegações que fez sobre um estudante sírio, refugiado no país. Em 2021 tinha perdido um processo por difamação neste caso.

Musk tem defendido nas redes sociais a libertação de Robinson. Momentos depois de Farage ter publicado a sua mensagem, o milionário voltou a escrever no X "Libertem Tommy Robinson agora".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt