E se acordasse com um navio de carga no quintal? Aconteceu a um norueguês
Por poucos metros a casa de Johan Helberg não foi engolida por um enorme navio de carga que encalhou no seu quintal. Este norueguês nem queria acreditar quando, na madrugada de quinta-feira, um vizinho, em pânico, o laertou de que a embarcação, com cerca de 135 metros, se estava a dirigir em direção a eles. Chegado à janela, teve de dobrar o pescoço e olhar bem para cima para ver o gigante que se instalou à porta de casa.
"Cinco metros mais para sul e ele teria entrado no quarto", disse Johan Helberg à Norwegian Broadcasting Corporation, segundo cita a BBC. Garantiu que não ouviu nada, mas o vizinho disse que foi acordado pelo som do navio, que seguia a toda a velocidade em direção a terra. Correu então para casa de Johan Helberg, que não costuma abrir a porta àquela hora. O vizinho precisou de lhe telefonar para, finalmente, conseguir alertá-lo para o que estava a acontecer.
Com 135 metros de comprimento, o navio de bandeira cipriota tinha 16 pessoas a bordo, entre noruegueses, lituanos, ucranianos e russos. Navegava no fiorde de Trondheim, em direção a Orkanger. "Normalmente, os navios viram à esquerda ou à direita no fiorde. Mas este seguiu em frente", disse Helberg ao jornal britânico The Guardian.
A polícia está a investigar o incidente, tendo revelado que um dos tripulantes do navio foi identificado como suspeito.
A empresa que fretou o navio, a North Sea Container Line, disse que não há razão para crer que se tenha tratado de uma ocorrência intencional e congratulou-se com o facto de ninguém ter ficado ferido. Vai também fazer uma investigação. "Incidentes como este não deveriam acontecer”, disse o presidente da companhia, citado pelo The Guardian.
Na quinta-feira já decorreu uma tentativa para desencalhar o navio, a qual fracassou. Segundo a BBC, há relatos de que este mesmo navio já encalhou em 2023.