Cinco mortos e quatro feridos após explosão numa mina nas Astúrias
Uma explosão na mina de Cerreno, na localidade espanhola de Degaña, nas Astúrias, provocou a morte a cinco pessoas.
Além disso, outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas, segundo o ABC. Dois trabalhadores escaparam ilesos do acidente.
Os serviços de emergência receberam uma primeira chamada às 9:30 locais (8:30 em Lisboa) a alertar para um incidente na mina. Pouco depois, foi relatado um problema uma máquina que resultou em vários feridos.
Dois dos feridos foram transferidos para o Hospital Villablino, em León, um de helicóptero médico e o outro de ambulância com suporte básico de vida. Um terceiro ferido foi levado de ambulância para o hospital de Cangas del Narcea com ferimentos na cabeça.
Uma equipa de resgate, uma unidade canina foram enviadas para a mina e três helicópteros, assim como uma equipa de cuidados intensivos móveis do SAMU, o serviço nacional de saúde espanhol.
A Delegação do Governo nas Astúrias escreveu na rede social X que acompanha o acidente “com preocupação” e informa que “os Bombeiros Asturianos, a Brigada de Resgate Mineiro de Hunosa e a Guarda Civil já foram destacados para a área”.