Demitidos os procuradores que trabalharam nas investigações contra Donald Trump
Vários procuradores que trabalharam com o procurador especial Jack Smith nas duas investigações criminais contra Donald Trump foram demitidos esta segunda-feira, anunciou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A decisão foi tomada pelo procurador-geral interino, James McHenry, que alega não ser possível ter a certeza absoluta que estes procuradores “implementariam fielmente” a agenda do novo presidente norte-americano, avança o The New York Times.
Um relatório do procurador especial Jack Smith, publicado há duas semanas pelos media norte-americanos, indica que Donald Trump teria sido condenado pela alegada tentativa de anular o resultado eleitoral de 2020 caso não tivesse vencido agora.
No relatório é dito que o procurador "defendia que as provas eram suficientes para obter e sustentar uma condenação em julgamento".
Jack Smith demitiu-se do Departamento de Justiça três dias depois de entregar o relatório ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland.
A demissão de Jack Smith não é surpreendente, uma vez que Trump tinha dito que uma das primeiras coisas que faria quando regressasse à Casa Branca seria afastar o procurador especial.
Trump reagiu à demissão acusando Jack Smith de empreender "uma caça às bruxas com fins políticos", que também atribuiu à justiça norte-americana.