Internacional
02 novembro 2021 às 22h11

Criança que desapareceu de acampamento na Austrália encontrada com vida. Um homem foi detido

Cleo Smith, de 4 anos, foi encontrada com "vida" e está "bem" depois de mais de duas semanas sem se saber do seu paradeiro, informou a polícia australiana. Um homem foi detido para interrogatório.

DN/AFP

"Tenho o privilégio de anunciar que, nas primeiras horas desta manhã, a força policial da Austrália Ocidental salvou Cleo Smith". As palavras são do vice-comissário Col Blanch, que, em comunicado, anunciou esta terça-feira que a criança, de 4 anos, foi encontrada com "vida" e está "bem" depois de mais de duas semanas desaparecida.

A menina foi encontrada numa casa fechada na zona costeira de Carnarvon, não muito longe do local onde Cleo Smith foi vista pela última vez. A criança desapareceu quando estava a acampar com a família em Quobba Blowholes, na Austrália Ocidental.

A polícia entrou na casa e encontrou a criança no seu interior. Um dos agentes envolvidos na operação de resgate pegou na criança ao colo e perguntou-lhe o nome. "Ela disse 'o meu nome é Cleo'", informou Blanch em declarações divulgadas pela rede social Facebook.

As autoridades detiveram um homem em Carnarvon para interrogatório, acrescentou o vice-comissário. "Este é o resultado que todos esperamos e rezamos", afirmou.

De referir que a polícia ofereceu no mês passado uma recompensa de um milhão de dólares por informações que levassem à descoberta de Cleo. As autoridades acreditavam, na altura, que a menina tinha sido raptada do acampamento onde estava com a família, numa zona costeira a cerca de mil quilómetros a norte de Perth, a 16 de outubro.

A menina foi vista pela última vez nesse dia, às 01:30, pela mãe. Na manhã seguinte, a mãe não a encontrou na tenda e o seu saco-cama também tinha desaparecido. Desde então, as autoridades desencadearam uma grande operação para encontrar a menina.

Ellie Smith, a mãe da criança, disse, na altura, não acreditar que a filha saísse da tenda sozinha e que alguém devia saber do seu paradeiro.

A polícia fez saber ainda esta terça-feira que serão divulgadas em breve mais informações sobre este caso que chamou a atenção dos australianos.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, já reagiu à "notícia maravilhosa". "Cleo Smith foi encontrada e está em casa sã e salva. As nossas orações foram respondidas", escreveu no Twitter, onde agradeceu aos muitos agentes da polícia que estiveram envolvidos nas operações de resgate.