Criança que desapareceu de acampamento na Austrália encontrada com vida. Um homem foi detido
Cleo Smith, de 4 anos, foi encontrada com "vida" e está "bem" depois de mais de duas semanas sem se saber do seu paradeiro, informou a polícia australiana. Um homem foi detido para interrogatório.
"Tenho o privilégio de anunciar que, nas primeiras horas desta manhã, a força policial da Austrália Ocidental salvou Cleo Smith". As palavras são do vice-comissário Col Blanch, que, em comunicado, anunciou esta terça-feira que a criança, de 4 anos, foi encontrada com "vida" e está "bem" depois de mais de duas semanas desaparecida.
Relacionados
A menina foi encontrada numa casa fechada na zona costeira de Carnarvon, não muito longe do local onde Cleo Smith foi vista pela última vez. A criança desapareceu quando estava a acampar com a família em Quobba Blowholes, na Austrália Ocidental.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A polícia entrou na casa e encontrou a criança no seu interior. Um dos agentes envolvidos na operação de resgate pegou na criança ao colo e perguntou-lhe o nome. "Ela disse 'o meu nome é Cleo'", informou Blanch em declarações divulgadas pela rede social Facebook.
As autoridades detiveram um homem em Carnarvon para interrogatório, acrescentou o vice-comissário. "Este é o resultado que todos esperamos e rezamos", afirmou.
De referir que a polícia ofereceu no mês passado uma recompensa de um milhão de dólares por informações que levassem à descoberta de Cleo. As autoridades acreditavam, na altura, que a menina tinha sido raptada do acampamento onde estava com a família, numa zona costeira a cerca de mil quilómetros a norte de Perth, a 16 de outubro.
A menina foi vista pela última vez nesse dia, às 01:30, pela mãe. Na manhã seguinte, a mãe não a encontrou na tenda e o seu saco-cama também tinha desaparecido. Desde então, as autoridades desencadearam uma grande operação para encontrar a menina.
"Notícia maravilhosa", diz o primeiro-ministro australiano
Ellie Smith, a mãe da criança, disse, na altura, não acreditar que a filha saísse da tenda sozinha e que alguém devia saber do seu paradeiro.
A polícia fez saber ainda esta terça-feira que serão divulgadas em breve mais informações sobre este caso que chamou a atenção dos australianos.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, já reagiu à "notícia maravilhosa". "Cleo Smith foi encontrada e está em casa sã e salva. As nossas orações foram respondidas", escreveu no Twitter, onde agradeceu aos muitos agentes da polícia que estiveram envolvidos nas operações de resgate.
What wonderful, relieving news.
Cleo Smith has been found and is home safe and sound.
Our prayers answered.
Thank you to the many police officers involved in finding Cleo and supporting her family.