Choi Soon-hwa. A candidata a Miss Universo de 80 anos que quer provar que a idade é apenas um número
Choi Soon-hwa, de 80 anos e nascida quase uma década antes de se realizar o primeiro concurso Miss Universo, em 1952, poderá entrar na história como a participante mais velha do concurso.
No início deste mês foi nomeada finalista do concurso anual Miss Universo Coreia e nesta segunda-feira vai enfrentar outras 31 concorrentes pela coroa e a oportunidade de representar a Coreia do Sul na final Miss Universo, que terá lugar no México, em novembro.
Choi disse à CNN que quer surpreender o mundo através do seu aspeto saudável, aproveitando assim a primeira oportunidade em que as restrições rigorosas relativas à idade, que limitavam a participação de mulheres entre os 18 e os 28 anos, foram levantadas. Já no ano passado tinham sido eliminadas as proibições a mulheres grávidas, mães e a casadas, divorciadas ou viúvas.
Os concursos de Miss Universo a nível nacional foram obrigados a seguir o exemplo e, por isso, Lorraine Peters,de 58 anos, e Alejandra Marisa Rodríguez, de 60, participaram no Miss Universo Canadá e no Miss Universo Argentina, respetivamente. Contudo, nenhuma delas avançou para a final mundial.
Caso se apure para a final, Choi vai concorrer com o dobro da idade da Beatrice Njoya, de Malta, que aos 40 anos é a finalista mais velha já confirmada.
A sul-coreana diz que vai apostar tudo na beleza interior: “Ter uma aparência bonita por fora é importante, mas acho que também é preciso estar mentalmente tranquila e saber respeitar os outros.”
Os concursos coreanos nos últimos anos têm sido criticados por promoverem uma ideia singular de beleza, que alguns dizem ser reforçada pelo recurso à cirurgia estética por parte de algumas participantes e que não é restringida pelos organizadores, mas Choi não se mostra incomodada com essa evolução e até defende que “está na altura de abraçarmos isso”.
Choi trabalhou grande parte da vida como cuidadora hospitalar, mas aos 72 anos começou a desempenhar a função de modelo para pagar dívidas. “Um dos meus pacientes disse-me para tentar ser modelo. Achei que era um disparate… mas, ao mesmo tempo, despertou o meu antigo sonho de ser modelo, usar roupas bonitas e fazer sessões fotográficas.”
Choi decidiu mesmo seguir o sonho e passou a ter aulas semanais num ginásio de modelos e a fazer caminhadas pelos corredores do hospital, tendo assinado contrato com uma agência de moda em 2017, antes de se estrear no Seoul Fashin Week, no ano seguinte, quando tinha 74 anos. Desde então que tem aparecido em revistas coreanas de moda e em anúncio de marcas como a cerveja sul-coreana Cass.