Cardeal Angelo Becciu
Cardeal Angelo BecciuFabio Frustaci / EPA

Cardeal excluído pelo papa renuncia ao Conclave mas mantém que é inocente

Giovanni Angelo Becciu foi condenado em dezembro de 2023 pelo Vaticano a cinco anos e meio de prisão por peculato.
Publicado a
Atualizado a

O cardeal Giovanni Angelo Becciu não vai participar no Conclave para a eleição do novo Papa, o qual terá início a 7 de maio. O papa Francisco terá deixado expressa em duas cartas manuscritas a intenção de excluir do conclave este cardeal, que foi condenado pelo Vaticano a cinco anos e meio de prisão por peculato.

“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar em Conclave, permanecendo convencido de minha inocência”, declarou o cardeal, segundo avança o Vaticano News.

Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos, foi condenado em dezembro de 2023 pelo Vaticano a cinco anos e meio de prisão por peculato, após um escândalo sobre o uso indevido de fundos da Igreja.

O cardeal recorreu da sentença e está a aguardar em liberdade o recurso.

Em 2020, foi afastado de quaisquer funções, mas conservou o título de cardeal.

Cardeal Angelo Becciu
Francisco deixou duas cartas a excluir cardeal Becciu do conclave

De acordo com as regras do Vaticano, os cardeais participarão numa missa solene na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã do dia 7 de maio, antes de os eleitores com menos de 80 anos se reunirem na Capela Sistina à tarde para a votação à porta fechada, que poderá durar vários dias.

Cardeal Angelo Becciu
Conclave marcado para 7 de maio

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt