Brasil e UE vão assinar Carta de Intenções para aproximação nos negócios
Esta semana, o Brasil e a União Europeia (UE) vão assinar um protocolo de intenções para aproximação do país com o bloco e fortalecimento nos negócios. A assinatura vai ocorrer no âmbito do 1.º Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia, com o tema "Moldando um futuro sustentável e forte".
O evento decorrerá esta quinta-feira (29) e contará, entre as presenças confirmadas, com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, o ministro das finanças brasileiro, Fernando Haddad, e Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Será assinada uma Carta de Intenções entre a ApexBrasil e a UE.
Recorde-se que foi na Cimeira Luso-Brasileira de 2023, quando António Costa era primeiro-ministro, que surgiu a ideia de reabrir o escritório da agência em Lisboa. A proposta foi concretizada recentemente, com atividades já em andamento, sob comando do diretor Paulo Mateus.
"Estamos a expandir a nossa rede de parcerias com aqueles que acreditam no multilateralismo, no respeito pelas regras estabelecidas e no comércio mutuamente benéfico. Os nossos acordos comerciais estabelecem regras comuns para o crescimento compartilhado, garantindo o acesso a infraestruturas essenciais, rotas seguras, cadeias de suprimentos confiáveis e às matérias-primas de que precisamos para os setores verde e digital. Os acordos comerciais aumentam a nossa resiliência e diversificam as nossas alianças, fortalecendo o diálogo e promovendo a estabilidade na ordem global", destaca António Costa, citado em comunicado de imprensa hoje divulgado.
Nesta Carta que será assinada em São Paulo, estarão alguns dos pontos-chave da relação do Brasil com a UE. "O documento reflete a intenção das Partes de trabalharem juntas em áreas de interesse comum, incluindo a promoção do investimento responsável, o apoio à inovação e o fortalecimento de ecossistemas de negócios", lê-se no comunicado sobre o fórum.
As ações de interesse comum são, nomeadamente, engajamento e formação de parcerias, atividades promocionais e roadshows, partilha de informações e dados, e comunicação e divulgação. O objetivo é "facilitar o diálogo estruturado, iniciativas conjuntas e intercâmbios técnicos para apoiar fluxos de investimentos sustentáveis entre o Brasil e a União Europeia".
Estreitar laços
São esperados 200 líderes políticos e empresariais do Brasil e da UE. O evento conta com apoio do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). "O Fórum será o ponto de partida de um Diálogo sobre Investimento entre o Brasil e a UE estruturado que incluirá uma série de atividades orientadas a promover negócios e investimentos, unindo empresários brasileiros e europeus, e coroado por fóruns anuais", destaca a ApexBrasil, em comunicado.
Segundo Jorge Viana, esta é uma oportunidade de "estreitar os laços que vêm sendo estabelecidos entre o Brasil e a União Europeia, e existe uma oportunidade concreta de aprofundar parcerias e gerar benefícios reais para ambas as sociedades". Viana, que esteve em Lisboa recentemente e foi entrevistado pelo DN, é um dos principais defensores do acordo do Mercosul com a UE.
“O Mercosul é a melhor alternativa comercial para a União Europeia”, disse ao jornal. No comunicado hoje divulgado, a ApexBrasil destaca que já mapeou mais de 6700 oportunidades de negócios para produtos brasileiros na Europa.
Este ano, a agência reabriu o escritório em Lisboa, com ação em âmbito europeu. O objetivo é tanto atrair investimentos brasileiros para Portugal e Europa, bem como para o caminho inverso.
amanda.lima@dn.pt