Biden e Putin encontram-se em Genebra a 16 de junho
Joe Biden e Vladimir Putin vão encontrar-se em Genebra neste próximo mês de junho, no que será o primeiro encontro entre o presidente norte-americano e o líder russo, numa altura em que as relações entre os Estados Unidos e a Rússia estão particularmente tensas.
A reunião na Suíça está marcada para 16 de junho, avançou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. "Os dois líderes vão discutir todas as questões mais sensíveis. Procuramos restaurar a previsibilidade e estabilidade da relação entre os Estados Unidos e a Rússia", afirmou Psaki.
O Kremlin já confirmou o encontro, afirmando em comunicado que Putin e Biden vão discutir "questões de estabilidade estratégica", bem como "resolver conflitos regionais" e abordar a pandemia de covid-19.
Naquela que é a primeira viagem internacional como presidente, Joe Biden irá a Genebra depois de participar na cimeira EUA/União Europeia, um encontro que tinha sido já anunciado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Twittertwitter1385615537678454787
As relações russo-norte-americanas têm-se agravado nos últimos meses, na sequência das acusações de Washington de ingerência na eleição presidencial norte-americana de 2020, espionagem e ciberataques.
Em abril, a administração de Joe Biden ordenou novas sanções contra entidades relacionadas com a Rússia, a expulsão de dez diplomatas e uma proibição aos bancos norte-americanos de adquirirem diretamente a dívida emitida pela Rússia.
Há cerca de duas semanas o governo russo declarou formalmente os Estados Unidos como um país "hostil".