Autoridades francesas detêm três jovens que queriam imitar o massacre do Bataclan
Três jovens entre os 19 e os 24 anos foram detidos este domingo em França, suspeitos de planearem um atentado suicida de grandes dimensões. O grupo, com ligações ao Estado islâmico, tinha como alvos possíveis a comunidade judaica, um centro juvenil e prédios públicos no norte do país.
Segundo alguns media franceses, o grupo, originário de Lille e Dunkerque, queria provocar um grande número de vítimas num atentado semelhante ao que foi levado a cabo na casa de espetáculos Bataclan, em 2015, e que matou 131 pessoas.
Dois dos suspeitos foram formalmente acusados e presos. O terceiro está sob supervisão judicial. A polícia chegou até eles após o alerta de um familiar.
O mais jovem já era conhecido dos serviços de inteligência por fazer ameaças e defender o jihadismo. Em sua casa foi encontrado um colete explosivo improvisado, além de documentos com instruções para fabricar bombas e uma carta de fidelidade ao Estado Islâmico.
Outro dos presos, visto como líder do grupo, tinha publicado nas redes sociais que queria “afogar os infiéis em sangue”.