"Estamos de coração partido". Billy Crystal, Paris Hilton e outras celebridades perderam a casa nos incêndios de Los Angeles
O ator Billy Crystal é uma das celebridades afetadas pelos incêndios de Los Angeles, que já provocaram cinco vítimas mortais e destruiram cerca de 1.500 habitações. A estrela de filmes de Hollywood perdeu a casa onde vivia desde 1979 com a mulher, Janice.
“As palavras não conseguem descrever a enormidade da devastação que estamos a testemunhar e a viver. Lamentamos pelos nossos amigos e vizinhos que também perderam as suas casas e negócios nesta tragédia", disse Billy Crystal num comunicado na quarta-feira.
“Criámos aqui os nossos filhos e netos. Cada centímetro da nossa casa estava cheio de amor", afirmou, citado pela Reuters. “Lindas memórias que não podem ser tiradas”, disse.
“Estamos de coração partido, claro, mas com o amor dos nossos filhos e amigos, vamos ultrapassar isto. Rezamos pela segurança dos bombeiros e socorristas. Pacific Palisades é uma comunidade resiliente de pessoas incríveis e sabemos que com o tempo se voltará a erguer", rematou o ator.
Jamie Lee Curtis, Mandy Moore, Maria Shriver e outras celebridades estão entre as mais de 100 mil pessoas forçadas a fugir das suas casas para escapar aos incêndios descontrolados. O mesmo aconteceu a Tom Hanks, Ben Affleck e Reese Witherspoon, segundo Sky News.
"Tudo se foi. O nosso bairro, os nossos restaurantes", escreveu Maria Shriver, ex-mulher de Arnold Schwarzenegger, no X na quarta-feira. "Os bombeiros estão a fazer o melhor que podem, mas o incêndio é enorme e está fora de controlo".
Paris Hilton também revelou no Instagram que a sua casa de Malibu foi engolida pelas chamas.
"Sentar-me com a minha família, ver as notícias e ver a nossa casa em Malibu arder até virar cinzas na TV em direto é algo que ninguém deveria ter de vivenciar", escreveu.
A antiga apresentadora de televisão Ricki Lake também perdeu aquela que diz ser a casa dos seus sonhos. "O Ross e eu perdemos a casa dos nossos sonhos. Esta descrição de 'casa de sonho' não é suficiente. Era o nosso paraíso na terra. O lugar onde planeámos envelhecer juntos", escreveu.
Miles Teller, ator de "Top Gun: Maverick", e a mulher, Keleigh Sperry, também terão perdido a sua casa em Pacific Palisades. O mesmo aconteceu ao ator James Woods, que depois de ter abandonado a casa na quarta-feira disse que "todas as casas à volta estavam em chamas".
A Academia de Cinema decidiu adiar para dia 19 o anúncio dos nomeados para a 97.ª edição dos Óscares devido aos incêndios.
Num e-mail aos seus quase 10 mil membros, o organismo justifica a decisão de adiar o anúncio das nomeações, que estava marcado para dia 17, e apresentou as condolências "aos que foram afetados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia".
"Muitos dos nossos membros e colegas da indústria vivem e trabalham na área de Los Angeles, e estamos a pensar em vocês", diz o comunicado.
As autoridades de Santa Monica decretaram, entretanto, recolher obrigatório durante a noite nas zonas onde foi emitida evacuação obrigatória.
“O incêndio de Palisades está atualmente a afetar os bairros da parte norte de Santa Monica, com cerca de 2472 agregados familiares sob ordem de evacuação obrigatória e 8338 sob aviso de evacuação voluntária”, afirmou a autarca Lana Negrete, citada pela NBC. “Esta ordem de emergência ajuda ainda mais os nossos socorristas e protege ainda mais os residentes enquanto enfrentamos esta crise regional e, em última análise, iniciamos e apoiamos os esforços de recuperação", esclareceu Lana Negrete.
Os bombeiros não conseguiram ainda conter qualquer parte dos fogos, que estão com percurso imprevisível devido aos ventos fortes, que chegaram a atingir 160 km/h.
Os incêndios estão localizados em partes diferentes do condado, todas elas perto de zonas montanhosas: Pacific Palisades, Altadena e Pasadena, Sylmar, Acton e Ventura.
Estes são os piores ventos desde 2011 e o fogo em Pacific Palisades, uma zona conhecida por mansões luxuosas e celebridades, é já o mais destrutivo da história de LA. Consumiu mais de 6 mil hectares e mil edifícios, destruindo completamente alguns quarteirões -- incluindo a escola secundária Palisades High, que apareceu em vários filmes de Hollywood.
Centenas de pessoas que tentaram sair da zona tiveram de abandonar os carros e fugir a pé, deixando um cenário apocalíptico na Sunset Boulevard.