A disputa de Marrocos com os sarauis é um dos pontos de discórdia entre Rabat e argel.
A disputa de Marrocos com os sarauis é um dos pontos de discórdia entre Rabat e argel.STR / AFP

Argélia prende quatro marroquinos por espionagem

A Argélia deteve sete pessoas, incluindo quatro marroquinos, acusados de pertencerem a uma “rede de espionagem”, informaram os procuradores no domingo, a menos de uma semana das eleições presidenciais no país.
Publicado a
Atualizado a

As autoridades de Tlemcen, uma cidade do noroeste do país, perto da fronteira com Marrocos, afirmaram que os detidos foram colocados em prisão preventiva “na sequência do recente desmantelamento de uma rede de espionagem e de serviços secretos destinada a minar a segurança do Estado”.

Foi aberta uma investigação judicial sobre acusações que incluem espionagem para outro país, disseram os procuradores, com três dos cidadãos marroquinos também suspeitos de entrar ilegalmente na Argélia.
“Esta rede recrutou cidadãos marroquinos e argelinos com o objetivo de minar as instituições de segurança e administrativas argelinas”, acrescentou o Ministério Público.

A Argélia vai às urnas no próximo sábado para escolher um presidente. O atual presidente, Abdelmadjid Tebboune, é o favorito para derrotar o islamista moderado Abdelaali Hassani e o candidato socialista Youssef Aouchiche.

As tensões entre Marrocos e a Argélia têm sido elevadas, com os vizinhos do Norte de África em desacordo sobre questões como o território disputado do Sara Ocidental e a normalização das relações de Rabat com Israel. Argel rompeu relações diplomáticas com Marrocos em agosto de 2021, denunciando uma série de “ atos hostis ” do seu vizinho. Acusa Rabat de apoiar o movimento separatista MAK, que pretende a independência da região da Kabylie. O MAK é considerado uma organização terrorista por Argel. Rejeitando as acusações da Argélia, Marrocos considerou a decisão de romper as relações diplomáticas “completamente injustificada”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt