Apagões atingem Bósnia, Montenegro, Albânia e parte da Croácia
Numa altura em que a região dos Balcãs enfrenta uma onda de calor, a Bósnia, Albânia, Montenegro e parte da Croácia depararam-se, esta sexta-feira, com grandes cortes de eletricidade, noticia a Reuters, que cita as autoridades locais.
"Quase toda a área de Montenegro está sem energia devido a falhas na rede", informou o distribuidor de energia do país, CEDIS, na rede social Facebook.
Ivan Asanovic, o diretor executivo da empresa de eletricidade CGES de Montenegro, fez saber que a causa do apagão "de magnitude regional" era ainda desconhecida. Isto numa altura em que a região enfrenta temperaturas elevadas, próximas dos 40º Celsius.
De acordo com a agência de notícias, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, e nas cidades de Banja Luka e Mostar não havia eletricidade, sendo que os media locais indicam um apagão em todo o país.
Na cidade costeira croata de Split, registam-se constrangimentos no trânsito após falha nos semáforos, segundo a estação de televisão estatal HRT.
A empresa de eletricidade HEP da Croácia fala numa" perturbação internacional que afetou vários países", indicando que estão a tentar determinar a causa destes apagões, num trabalho conjunto com os países vizinhos.