Sede da RTP em Lisboa.
Sede da RTP em Lisboa.FOTO: Álvaro Isidoro

MNE pede explicações a Bissau sobre expulsão da Agência Lusa e da RTP

Os representantes dos dois órgãos de comunicação social portugueses têm que deixar o país até terça-feira, por decisão do Governo guineense.
Publicado a
Atualizado a

As delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP foram expulsas da Guiné-Bissau, as suas emissões suspensas a partir desta sexta-feira, 15 de agosto, e os representantes têm que deixar o país até terça-feira, por decisão do Governo guineense.

O Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e Agência Lusa, não tendo sido avançadas razões para esta decisão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português já repudiou a expulsão da agência Lusa, RTP e RDP da Guiné-Bissau, que classificou de “altamente censurável e injustificável” no âmbito das relações entre os dois países, e vai pedir explicações ao Governo guineense.

Face à “gravidade desta medida”, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, “convocou imediatamente” o embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa para dar “explicações e esclarecimentos”, encontro que está agendado para sábado, lê-se num comunicado do MNE.

"O Governo português, ciente da importância do trabalho destes órgãos de comunicação social para as populações de ambos os países e para a comunidade lusófona em geral, tudo fará para reverter tal decisão. O Governo acompanha a situação com as administrações da Lusa, RTP e RDP", é referido ainda na mesma nota.

A diplomacia portuguesa refere ainda que "as relações de Portugal com a Guiné-Bissau são e serão reflexo da profunda amizade entre os dois povos, constituindo uma prioridade da política externa portuguesa. A actuação do Governo é e será estritamente pautada pelo respeito pela soberania de ambos os Estados e pelo desígnio de melhorar a alta qualidade das relações recíprocas".

De recordar que, no final de julho, o jornalista e delegado da RTP, Waldir Araújo, foi agredido e assaltado no centro de Bissau por desconhecidos, segundo noticiaram vários órgãos de comunicação social locais.

Segundo contou o jornalista na altura, o assalto e a agressão teriam motivações políticas, conforme declarações proferidas pelos agressores, que terão acusado a RTP “de denegrir a imagem da Guiné-Bissau no exterior”.

com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt