Donald Tusk não se conteve nos comentários ao presidente dos EUA.
Donald Tusk não se conteve nos comentários ao presidente dos EUA.EPA/PAWEL SUPERNAK

“A UE não foi criada para lixar ninguém”. Europa responde às ameaças e queixas de Trump

Presidente dos EUA disse que os produtos europeus serão sujeitos em breve a taxas de 25%.
Publicado a
Atualizado a

“A UE não foi criada para lixar ninguém. Muito pelo contrário”. Foi assim que o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, respondeu esta quinta-feira a Donald Trump, que, na quarta-feira à noite, anunciou que os produtos europeus serão sujeitos em breve sujeitos a taxas alfandegárias de 25% e queixou-se que a “União Europeia foi criada para lixar os Estados Unidos”.

No comentário que publicou na sua conta oficial na rede social X, o líder da Polónia, país que ocupa atualmente a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, fez ainda notar ao presidente dos Estados Unidos que o bloco dos 27 “foi formado para manter a paz, para construir o respeito entre as nossas nações, para criar um comércio livre e justo e para fortalecer a nossa amizade transatlântica”. “Tão simples quanto isso”, rematou o polaco.

Críticas que tiveram eco noutros líderes europeus, como o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que garantiu que “vamos defender os nossos interesses quando as nossas economias forem atacadas com tarifas que são completamente injustificadas e representam uma ameaça velada à nossa soberania económica”.

Bruxelas, através do porta-voz da Comissão Europeia para o comércio, Olof Gill, também avisou que a UE irá fazer frente à Casa Branca se as tarifas anunciadas por Trump se concretizarem. “A UE reagirá firme e imediatamente contra as barreiras injustificadas ao comércio livre e justo”, afirmou Gill, acrescentando que “também protegeremos os nossos consumidores e empresas em todos os momentos”.

Na quarta-feira à noite, depois da primeira reunião do seu gabinete, Donald Trump anunciou que os produtos europeus estarão em breve sujeitos a taxas alfandegárias de 25% e repetiu as suas queixas contra a União Europeia, dizendo que “não aceitam os carros nem os produtos agrícolas” norte-americanos. “A UE foi criada para lixar os Estados Unidos. Esse era o objetivo. E eles tiveram sucesso. Mas agora sou eu o presidente”, prosseguiu Trump, acrescentando que os europeus poderão sentir-se tentados por medidas de retaliação, mas mostrou-se confiante de que não as aplicarão.

Esta quinta-feira, o presidente dos EUA usou as redes sociais para dar a conhecer que vão entrar em vigor tarifas de 25% ao Canadá e ao México a partir da próxima terça-feira, além de duplicar a tarifa universal de 10% cobrada à China.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt