Gerardo Santos / Global Imagens
Gerardo Santos / Global Imagens

A duquesa de York, Sarah Ferguson, tem cancro da pele

Diagnóstico de melanoma maligno apareceu logo a seguir ao tratamento a um cancro da mama.
Publicado a
Atualizado a

A duquesa de York, Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe André, foi diagnosticada com um melanoma maligno, uma forma agressiva de cancro da pele, informou este domingo a UK Press Association, que citou um porta-voz da duquesa.

A doença foi descoberta depois de terem sido removidas manchas de quando Sarah Ferguson foi tratada a um cancro da mama em junho.

"Após o seu diagnóstico de uma forma inicial de cancro da mama neste verão, Sarah, duquesa de York, foi diagnosticada com um melanoma maligno", afirmou o porta-voz.

"O seu dermatologista pediu que várias manchas fossem removidas e analisadas ao mesmo tempo que a duquesa estava a ser submetida a uma cirurgia reconstrutiva após a sua mastectomia, e uma delas foi identificada como cancerosa", acrescentou.

Ferguson havia sido diagnosticada com cancro da mama no ano passado, após uma mamografia de rotina, e foi submetida a uma cirurgia.

Embora tenha sido "angustiante" receber o diagnóstico logo a seguir ao tratamento do cancro na mama, a duquesa, de 64 anos, permanece de "bom humor" enquanto recupera em casa, rodeada por familiares.

"A duquesa quer agradecer a toda a equipa médica que a apoiou, especialmente ao seu dermatologista, cuja vigilância garantiu que a doença fosse detetada no momento certo. Ela acredita que a sua experiência sublinha a importância de verificar o tamanho, forma, cor e textura e o surgimento de novas manchas que podem ser um sinal de melanoma", refere o porta-voz.

O melanoma é uma forma de cancro da pele que se desenvolve nas células que dão cor à pele, e é considerada a forma mais grave de cancro da pele porque se pode espalhar rapidamente para outras partes do corpo e tornar-se mortal. A exposição ao sol é o principal fator de risco de cancro da pele, mas basta uma exposição não muito frequente ao sol para desenvolver melanoma.

Sarah Ferguson esteve casada com o príncipe André, irmão do rei Carlos III, entre 1986 e 1996 - têm duas filhas, a princesa Beatrice e Eugenie, e três netos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt