"As famílias estão em casa, não estão a receber, ou, pelo menos, um dos elementos do agregado não está e têm consciência de que os valores das faturas vão aumentar e isso causa-lhes grande angústia, sobretudo pela possibilidade de ficarem sem acesso a água e a eletricidade", reconhece a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS), Natália Nunes, que lembra que a própria Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos veio já recomendar cuidado no tratamento destas situações..Natália Nunes destaca o bom exemplo de algumas autarquias que estão a oferecer descontos efetivos aos seus munícipes na fatura da água. É o caso de municípios como o de Castelo Branco, Constância, Leiria, Maia ou Sintra, entre outros, que já anunciaram medidas diversas. No caso de Sintra, por exemplo, haverá uma redução durante dois meses de 35% na fatura da água para uso doméstico e de 20% para as empresas. Os clientes das tarifas sociais não pagarão pela água durante o mesmo período. Já a Região Autónoma da Madeira anunciou que isentaria os madeirenses do pagamento de água e eletricidade de 16 a 31 de março. A Câmara de Lisboa anunciou medidas relacionadas com rendas e taxas, mas nada relacionado com a água, e a autarquia do Porto prometeu, em breve, anunciar o seu pacote de apoio às empresas e às famílias.."Acredito que este seja um movimento em crescendo, que vá contagiar positivamente outros municípios. O ideal seria que contagiasse o mercado e se assistisse a medidas similares por parte das empresas de eletricidade, até numa ótica de responsabilidade social destas companhias", defende a responsável do GAS..Contactadas as principais fornecedoras de eletricidade e gás natural em Portugal, nenhuma avança, para já, a intenção de assumir algum desconto na fatura dos clientes, centrando a sua ação na suspensão de cortes e na disponibilidade para flexibilizar prazos e modos de pagamento das faturas. É o caso da EDP Comercial, que admite o parcelamento do valor em dívida, sem juros, mediante a intenção dos clientes junto dos canais digitais da companhia. A empresa, que conta com aproximadamente 3,9 milhões de contratos na eletricidade e de 660 mil no gás, garante que "está a acompanhar a evolução da situação diariamente". "Não deixaremos de atuar quando entendermos que é oportuno tomar novas medidas", diz..Há ainda a SU Eletricidade, a ex-EDP Universal, que, por operar no mercado regulado, "se encontra obrigada a praticar as tarifas definidas pela ERSE, não podendo fazer diferenciação de preços, para lá daquilo que já decorre da aplicação da tarifa social (desconto de 33,8%), da qual usufruem cerca de 9% dos seus clientes". A SU Eletricidade conta com 1,034 milhões de contratos..A Endesa diz ter "consciência do impacto" que a situação atual do país pode causar na economia e nas famílias portuguesas, pretendendo ajudar "todos aqueles que se encontrem em situação financeira instável". Fonte oficial da elétrica espanhola assume que "estão a ser analisadas tanto as medidas para flexibilizar os pagamento como as ajudas ao consumo das famílias mais vulneráveis", que promete apresentar "o quanto antes", mas sem indicar quais..A Galp garante ter ativado um "conjunto alargado de medidas, de âmbito interno e externo, para fazer face ao contexto de pandemia que vivemos", medidas essas que visam assegurar, simultaneamente, "a resposta às necessidades dos consumidores, das empresas e das comunidades, condições adequadas de trabalho para os nossos colaboradores, a resiliência das nossas operações e o regular funcionamento de infraestruturas críticas para o país"..Fonte oficial da companhia diz que o "foco principal, em termos de cidadania, tem estado no apoio ao sistema de saúde, tão essencial nesta fase", com a doação de ventiladores, a disponibilização de combustível para o INEM e a criação de um pacote de apoio energético para mais de 500 IPSS, às quais ofereceu um mês de consumo de eletricidade e gás natural.."A atividade da Galp está a ser impactada de forma proporcional ao abrandamento da atividade do país, mas não deixa de estar a acompanhar em pormenor as necessidades dos seus clientes - empresas e particulares -, colocando-se do lado das comunidades para ajudar a ultrapassar esta fase difícil com o menor sobressalto possível", diz, salientando que, além de ter decidido não efetuar cortes de fornecimento em contexto de pandemia, tal como exigido pela ERSE, "está também a desenhar planos de pagamento adequados às necessidades concretas de cada cliente"..Também a Iberdrola, que conta com 400 mil clientes de gás e eletricidade em Portugal, remete para as medidas entretanto anunciadas no âmbito do plano de contingência da empresa, que passam, entre outras, por triplicar o prazo de pagamento das faturas emitidas em março e abril, de 30 para 90 dias. "Acreditamos, desta forma, que estamos não só a aliviar financeiramente os nossos clientes dos encargos com a energia neste período de emergência, como também estamos a contribuir para que as famílias se mantenham em casa, cumprindo assim as recomendações das autoridades", diz fonte oficial da empresa..Jornalista do Dinheiro Vivo