Premium

Operação Top Secret

Como um agente duplo arrasou as secretas: a história completa

Durante anos, um espião do SIS desviou documentos secretos para os mostrar, a troco de dinheiro, ao serviços de informações russos - o SVR, sucessor do mítico KGB. Um enredo a fazer lembrar a "Guerra Fria".

Toda a história da "Operação Top Secret" da PJ, a investigação, o flagrante em Roma, os estragos que o agente duplo português fez à espionagem nacional e na segurança da NATO foram contados pelo Tribunal de Relação de Lisboa, num acórdão a indeferir o último recurso do espião, condenado e a cumprir pena.

Os protagonistas

Ler mais

Exclusivos

Premium

Leonídio Paulo Ferreira

Nuclear: quem tem, quem deixou de ter e quem quer

Guerrilha comunista na Grécia, bloqueio soviético de Berlim Ocidental ou Guerra da Coreia são alguns dos acontecimentos possíveis para datar o início da Guerra Fria, que alguns até fazem remontar à partilha da Europa em esferas de influência por Churchill e Estaline ainda o nazismo não tinha sido derrotado. Mas talvez 29 de agosto de 1949, faz agora 70 anos, seja a melhor opção, afinal nesse dia a União Soviética fez explodir a sua primeira bomba atómica e o monopólio da arma pelos Estados Unidos desapareceu. Sim, foi o teste em Semipalatinsk que estabeleceu o tal equilíbrio do terror, primeiro atómico e depois nuclear, que obrigou as duas superpotências a desistirem de uma Guerra Quente.