Premium "Manténs-te amigável com os russos e podes ter rédea solta em relação ao Ocidente"


Professor na Universidade de Helsínquia, o historiador Stefan Nygard aborda a relação da Finlândia com a Rússia, antes, durante e depois da era soviética. Esteve em Lisboa para uma conferência no ISCTE sobre o pós-Guerra Fria.

Quando as pessoas começam a falar cada vez mais sobre uma nova Guerra Fria, isto faz sentido visto da Finlândia, sendo um país vizinho da Rússia e com uma complexa relação com esta? Sente que há uma nova Guerra Fria?
Eu diria que os finlandeses têm pelo menos 200 anos de história a viver em grande proximidade com a Rússia e por isso estamos habituados a mudanças. E não, não sentimos uma mudança radical neste momento.

A relação com a Rússia neste momento é a mesma do que a iniciada após a queda da União Soviética, não há verdadeira mudança?
Claro que há a mudança com a liderança atual na Rússia. Existem, por exemplo, menos negócios com a Rússia do que havia nos anos 1990. Mas não é uma mudança radical. E sobretudo não falamos de uma nova Guerra Fria. Essa expressão não é usada.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG