Premium Manuais escolares: Já foram emitidos quase dois milhões de vouchers

Número de vales para a aquisição gratuita de livros duplicou em relação à semana passada. Ministério não adianta para já quantos alunos ainda não têm vouchers entre os 500 mil que têm direito.

O Ministério da Educação adiantou ao DN que os vouchers atribuídos para a aquisição de manuais escolares "serão já cerca do dobro" dos "mais de um milhão" que tinham sido avançados na semana passada. Ou seja: atualmente estarão já atribuídos aos estudantes perto de dois milhões de vales que podem ser trocados pelos livros.

O gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues remeteu "para os próximos dias" a divulgação de informação mais concreta, nomeadamente sobre a percentagem de estudantes já contemplados. No entanto, tendo em conta este número, já estará abrangida a maioria dos cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, que têm direito a este apoio.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.