Premium "Dentro de dois ou três anos haverá 50 doutorados em Português na China. É impressionante!"

Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões, está a acompanhar o Presidente da República na China, país que conta com 4000 alunos de Português em 40 universidades. Fora da Ásia, a América Latina é outra aposta. Em África, Angola é já uma grande promotora da língua portuguesa.

A língua que estamos a usar para conversar, quantas pessoas a usam no dia-a-dia?
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas, que são as populações da CPLP, e a elas juntaria a nossa diáspora, que tem cinco milhões, mais todos os que estão pelo mundo fora a aprender português. Diria, sem ser muito arriscado, que deve andar por volta dos 270 milhões.

O português consegue ainda estar entre as cinco línguas mais faladas do mundo?
Sim, e refiro também que a língua portuguesa é a mais falada no hemisfério sul. E a terceira mais utilizada no Facebook.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.