Exclusivo Filmes para matar saudades do cinema japonês

Para celebrar as relações diplomáticas entre o Japão e Portugal, o Museu do Oriente e a Embaixada do Japão oferecem-nos um ciclo de cinema chamado Sozinhos Juntos. Para ver gratuitamente a partir de sexta-feira...

Não existe a Festa do Cinema Japonês em Portugal? Não há problema, a partir de dia 28 até 19 de setembro teremos o novo cinema japonês no Museu do Oriente num ciclo intitulado Sozinhos Juntos. Às sextas e aos sábados uma série de sessões sob o signo As Relações Humanas no Cinema Japonês Contemporâneo. São quatro filmes inéditos e com legendagem em português, sempre com exibição gratuita. Uma verdadeira festa do cinema japonês planeada para celebrar os 160 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o Japão.

Em comum, os filmes refletem uma certa tendência de relações em que a melancolia é tónica. Uma iniciativa cuja coprodução é da Embaixada do Japão e da Câmara Municipal de Nishinoomote. Yuka Iwanami, do setor cultural da embaixada falou ao DN e explicou o âmbito desta mostra: "O tema principal deste ciclo Sozinhos Juntos versa sobre a complexidade da sociedade moderna atual. A sociedade japonesa enfrenta grandes desafios perante a nova realidade social, a aceitação da diversidade e a capacidade humana de enfrentar a mudança, tomando um rumo diferente de uma sociedade mais 'tradicional'. A Embaixada do Japão, em estreita colaboração com o Museu do Oriente, pretende, assim, dar a conhecer ao público português o Japão contemporâneo através do olhar de quatro jovens cineastas japoneses, num ano certamente peculiar."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG