Premium Combate à corrupção. Consensos difíceis, cada cabeça sua sentença

Socialistas, centristas e comunistas já apresentaram as suas ideias para o combate à corrupção na próxima legislatura. Três partidos - e três abordagens diferentes

É o discurso do PCP o que notoriamente mais se aproxima daquilo que são as pretensões do Ministério Público na investigação à corrupção. Para os comunistas, o prioritário é "dar resposta cabal e consistente à crónica carência dos mais elementares meios materiais e humanos, principal dificuldade que se coloca no trabalho diário do Ministério Público e da Polícia Judiciária".

Os comunistas não têm dúvidas. Segundo afirmam no seu programa eleitoral, "a criminalidade económica e financeira, decorrente da promiscuidade e da subordinação do poder político ao poder económico", traduz-se "em escândalos de dimensão gigantesca" e já "assume um carácter sistémico".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.