Cerca sanitária isolou Câmara de Lobos às 00.00 horas

Os moradores de Câmara de Lobos não podem sair de casa nos próximos 15 dias. O governo regional receia a "situação epidemiológica potencial de transmissão local avançada". A Madeira tem 54 casos confirmados de covid-19.

A partir das 00.00 deste domingo, passou a ser proibida a entrada e saída de pessoas na freguesia de Câmara de Lobos, na Madeira. A cerca sanitária vai prolongar-se por duas semanas.

A decisão foi tomada pelo presidente do governo regional, Miguel Albuquerque, após parecer da autoridade de saúde, consentimento do representante da República e do autarca de Câmara de Lobos.

Durante o anúncio, Miguel Albuquerque garantiu que esta é "uma medida difícil" mas necessária para "a saúde pública e a vida de todos", sendo que "o governo a toma de forma consciente e determinada". A Madeira conta com 54 casos de covid-19.

Segundo Miguel Albuquerque, a decisão tomada durante a tarde de sábado deve-se ao facto de "a freguesia de Câmara de Lobos se encontrar em situação epidemiológica potencial de transmissão local avançada". Esta situação, refere, provoca um "elevado risco de surgimento de cadeias de transmissão, quer a nível local quer a nível regional".

As "medidas excecionais" foram tomadas, segundo Miguel Albuquerque, para "acautelar a saúde pública da população de Câmara de Lobos e da região autónoma da Madeira".

Entre as medidas está a proibição de entradas e saídas de pessoas na freguesia. Quanto aos veículos, a sua circulação fica condicionada.

Segundo o presidente do governo regional, os habitantes de Câmara de Lobos só podem sair das suas casas em "situações excecionais". É o caso de ter de consultar um médico, comprar medicamentos e alimentos ou trabalhar no âmbito territorial da freguesia.

Em simultâneo, todos os serviços públicos, à exceção de centros de saúde, polícia, água, energia, finanças e câmara municipal, serão encerrados. Abertos, só permanecerão estabelecimentos alimentares, farmácias, bancos e postos de combustíveis.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG