Dez livros para os miúdos lerem nas férias de Natal
Assim ou Assado
Ana Pessoa (texto) e Yara Kono (ilustrações)
Editora: Planeta Tangerina
12,90 euros
Assim ou assado, doce ou salgado, pão ou broa, bota ou sapato, cinema ou teatro, grande ou pequeno, quente ou frio. Passamos a vida a fazer escolhas. São muitas as opções. E estamos sempre a tomar decisões, mesmo quando não nos apercebemos disso. Oito ou oitenta? Sal ou pimenta? Registo um pouco diferente da premiada autora de obras juvenis como Mary John, Supergigante e O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca, este poema de Ana Pessoa é feito de escolhas e de alternativas e é ilustrado de forma muito divertida por Yara Kono, ideal para os meninos mais pequeninos. Praia ou campo? Tudo ou nada?
Petit, o Monstro
Isol (texto e ilustrações)
Editora: Orfeu Negro
12 euros
A autora e ilustradora argentina Marisol Misenta, que assina os seus livros como Isol, não é muito conhecida entre nós apesar de já ter ganho alguns prémios internacionais, como o Alma (em 2013). "Isol coloca-se do lado das crianças, observa o mundo através dos seus olhos e revela as coisas absurdas do mundo dos adultos", justificou o júri do prémio criado em memória da escritora Astrid Lindgren. Neste livro, ficamos a conhecer Petit que umas vezes é um menino bom e outras vezes é um menino mau. "A mãe pergunta-lhe: Como é que um menino tão bom às vezes faz coisas tão más? O Petit não sabe o que dizer." Mas, afinal, não somos todos assim, feitos de contradições e de sentimentos diversos?
Quando Vou Dormir, o Mundo Para
Leonor Tenreiro (texto) e Rachel Caiano (ilustrações)
Editora: Livros Horizonte
12,90 euros
O que é que acontece enquanto estamos a dormir? Nada, responde o menino que é o protagonista deste livro. Não deixa de ser uma maneira engraçada de entender o mundo: é como se tudo parasse no momento em que os meus olhos se fecham. "Talvez seja como no jogo do macaquinho do chinês, mas ao contrário: as pessoas e as coisas só se mexem quando olhamos para elas... Será?", pergunta a autora. Este é o segundo livro para crianças de Leonor Tenreiro, depois do divertido Porque Chora o Rei?
O Alfabeto Nojento, ou As aventuras de Um Rapaz Que Gosta de Fazer Asneiras
David Machado (textos) e David Pintor (ilustrações)
Editora: Caminho
14,40 euros
David Machado, o autor de (entre outros) o muito popular O Tubarão na Banheira (Prémio Autor/SPA 2010 de Melhor Livro Infantojuvenil), continua a relevar o seu enorme sentido de humor com este Alfabeto Nojento que, certamente, vai fazer rir os mais pequenos: do a de arroto ao z de zanga passamos pelo óbvio c de cocó, l de lama e v de vómitos, entre outras porcarias.
Os Adultos? Nunca!
Davide Cali (texto) e Benjamin Chaud (ilustrações)
Editora: Orfeu Negro
14 euros
Os adultos nunca gritam, nunca dizem palavrões, nunca falam de boca cheia, nunca fazem lixo, nunca se portam mal. "Portanto, devemos ser como eles. Percebido?" Da mesma dupla de Não Fiz os Trabalhos de Casa Porque... e A minha Incrível Escola, entre outros títulos, chega-nos agora este olhar mordaz sobre o mundo dos adultos, aqueles que passam a vida a dar ordens aos mais novos mas que são os primeiros a não cumprir essas regras.
O Nosso Mundo Está a Arder: o Grito de Greta Thunberg para Salvar o Planeta
Jeanette Winter (texto e ilustrações)
Editora: Oficina do Livro
10,90 euros
"A Greta Thunberg era uma menina calada, que levava uma vida tranquila na cidade de Estocolmo." Até que um dia, a professora falou das alterações climáticas e de como era urgente fazer alguma coisa para salvar a Terra e Greta decidiu investigar o assunto e ficou muito preocupada. Greta Thunberg tem agora 16 anos e tem viajado pelo mundo chamando a atenção de governantes e outros responsáveis para o aquecimento global. E tem inspirado muitos jovens a lutarem pelo ambiente. Este livro, além de contar a história desta ativista, deixa também um desafio aos leitores: "E tu, o que vais fazer?"
Greve
Catarina Sobral (texto e ilustrações)
Editora: Orfeu Negro
12 euros
Um dia, os pontos decretaram greve. Quais pontos? Todos os pontos. O ponto final e o ponto do teatro e o ponto de rebuçado e por aí fora. Conseguem imaginar? Como é que chegámos a este ponto? Grevefoi o primeiro livro de Catarina Sobral, publicado originalmente em 2011 e com o qual ela recebeu uma menção honrosa do Prémio Nacional de Ilustração. Depois disso, a autora publicou, entre outros, Achimpa (2011, Melhor Livro Infantojuvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores) e O Meu Avô (2014, Prémio Internacional de Ilustração da Feira do livro de Bolonha). Neste ano, a Orfeu Negro resolveu reeditar Greve, agora em formato pequeno. Mas a história mantém-se igual: para rir e pensar.
Napoleão Benjamim Pirueta (o menino-lupa)
Isabel Zambujal (textos) e Rachel Caiano (ilustrações)
Editora: Oficina do Livro
10,90 euros
Napoleão Benjamim Pirueta é um menino especial porque tem a capacidade de ver coisas que mais ninguém vê. Avisou a dona Laurinda que se não pusesse óleo no carro, o motor griparia em menos de três quilómetros, preveniu o jardineiro da necessidade de cuidados especiais com as palmeiras, detetou quem misturava no lixo orgânico, plástico, papel ou livro. Mas o que mais gostava era de ir pescar com Constantino. E foi num desses dias no barco que, ao olhar para o mar, Napoleão viu a lixeira que se escondia no fundo do oceano. A partir daí decidiu que iria fazer tudo o que fosse possível para proteger o planeta Terra.
Choves ou Fazes Sol?
Mireia Vidal (texto) e Anna Font (ilustrações)
Editora: Akiara Books
14,50 euros
Nas cidades, nos dias de chuva, as pessoas apressam-se. Correm para os autocarros, atropelam-se nos passeios. Mas também há tempo para visitar os amigos, para partilhar uma refeição, para oferecer uma prenda a um amigo. Este é um dia de chuva numa cidade habitada por gente muito diferente, novos e velhos, ricos e pobres, zangados e felizes. E quando as pessoas estão felizes até se esquecem da chuva, não é?
História Ilustrada do Rock
Susana Monteagudo e Luis Demano
Editora: Orfeu Negro
20 euros
A história do rock começa nos anos 50 com gente como Jerry Lee Lewis e Little Richard e vem até aos dias de hoje com Radiohead ou Arcade Fire. Essa história é contada neste livro com pequenos textos sobre alguns músicos, tendências, discos e avanços tecnológicos. Ideal para ler com os auscultadores nos ouvidos e ir descobrindo novos sons.