Premium Francisco George: "Temos de reduzir o fosso social que existe no acesso aos cuidados"

Prevenir Doenças e Conservar a Saúde é o título do livro que o ex-diretor-geral da Saúde lança hoje na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, pelas 18.30. Como refere Francisco George, "um ensaio sobre o que é viver com saúde e felicidade, por mais tempo".

Saiu há um ano e três meses do cargo que ocupou durante 20 anos na Direção-Geral da Saúde (DGS). O tempo necessário para consolidar ideias, reflexões, estruturá-las e colocá-las na obra, que é editada pela Fundação Manuel dos Santos. Prevenir Doenças e Conservar a Saúde é um ensaio, um balanço sobre a obra que deixou feita na DGS, mas também do seu desempenho como médico especialista em saúde pública durante mais de 40 anos.

A obra está dividida em vários capítulos, desde a prevenção aos tratamentos, passando por determinantes sociais e económicas. É assim que chega a várias fórmulas, uma delas, talvez a mais importante, sobre o que nos poderá dar melhor saúde e mais qualidade de vida durante mais anos. Uma fórmula que não integra só o cidadão ou só os profissionais. É a fórmula do futuro, aquela que integra também os políticos, as medidas sociais que poderão interferir com a vida de todos.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG