As gárgulas e quimeras parecem velar pela Catedral de Notre-Dame de Paris e por quem a visita. Serviram de cenário perfeito para Victor Hugo contar a história de Quasimodo, o corcunda se apaixona pela pela cigana Esmeralda, o par romântico do livro Notre-Dame de Paris ..Uma personagem que a todos apaixonou e, de certeza, está na mente de muitos dos 14 milhões de turistas que a visitam anualmente. Filas diárias para ver um monumento, que é dos poucos de Paris em que a maior parte pode ser visitada gratuitamente. As pessoas vão pela arquitetura, também pela religião, muitas crianças a querer percorrer os caminhos do corcunda de Notre-Dame.Quasímodo ajudou a celebrizar a catedral, já de si construída para mostrar a força da França. A obra poética também ajudou a aumentar o interesse pela arquitetura dos monumentos históricos.O romance de Victor Hugo foi publicado em 1831, depois, O Corcunda de Notre-Dame tornou-se filme, o primeiro em 1956, com o par romântico Gina Lollobrigida (Esmeralda) e Anthony Quinn (Quasimodo), história de Walt Disney, em 1996, musical, em 2016. Serviu de inspiração para obras musicais, teatro, bailado, etc..Momentos de arte que trazem boas recordações ao francês Patrick Mangin, mas, para ele, o que ontem a ardeu foi o "coração da França".O presidente da União dos Franceses no Estrangeiro - Algarve chorou ao ver as imagens do incêndio, 15 minutos depois de ter deflagrado: "É muito triste, é um símbolo do cristianismo que é demolido e é também o coração da França que foi atacado, mesmo que tenha sido um acidente. São as nossas raízes que estão a ser destruídas.".Patrick vive em Portimão há 12 anos, ele e a mulher não conseguiram tirar os olhos da televisão francesa. Têm estado em contacto com outros franceses, incrédulos por ver o monumento em chamas. "Todos os franceses partilham o mesmo sentimento de tristeza, é uma tragédia francesa, mas é também uma tragédia europeia.".Joana d'Arc e Napoleão.Pelo monumento em homenagem à Virgem Maria passaram momentos importantes da história francesa e do cristianismo. O último grão-mestre templário, Jacques de Molay, e seguidores, foram executados, queimados vivos numa fogueira na praça em em frente à catedral..Henrique VI de Inglaterra foi ali coroado, em 1431, durante a Guerra dos Cem Anos..No mesmo sítio, Napoleão Bonaparte recebeu o título de imperador, a 2 de dezembro de 1804, cerimónia a que assistiu o Papa Pio VII. E Joana d'Arc foi beatificada na catedral, em 1909,.Mais de dois séculos a construir.Situada na Île de la Cité, no Sena - por onde foram transportados muitos dos materiais para a sua construção -, junto ao bairro dos artistas e músicos,Le Marais, o lançamento da primeira pedra foi em 1163. Sofreu várias vicissitudes ao logo do projeto de edificação, também alterações da planta, muitos mestres e arquitetos..Maurice de Sully, o bispo de Paris, encomendou o monumento em 1160, com o apoio total de Luís VII, para se tornar o centro teológico e político do reino da França..Para a sua construção foi necessário demolir várias edifícios, incluindo habitações, para se obter um terreno suficiente para aceder à obra e abrir a rua. A realeza, o clero e a nobreza contribuíram com dinheiro.."Estamos a falar de um edifício que é construído a partir de 1162 e cujas etapas da construção se prolongam por dois séculos e meio, de tal maneira que acabou por atravessar mais do que um período estilístico do gótico. É um dos exemplos mais emblemáticos do gótico da ilha de Paris, uma das zonas francesas mais importantes do ponto de vista artístico porque é a capital, mas, como como todos os edifícios, não é estático, e vai tendo intervenções ao longo dos vários séculos", explica o historiador de arte José António Falcão..Do nome dos primeiros arquitetos do monumento não reza a história. Sabe-se que o transepto é obra de Jean de Chelles e Pierre de Montreuil, e que Jean Ravy terminou as capelas a norte e construiu os arcobotantes entre 1296 e 1325..Em mais de oito séculos de história, a Catedral de Notre-Dame sofreu obras de remodelação em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Substituíram os arcobotantes, incluíram a rosácea sul, as capelas foram reformadas e ornamentadas com estátuas..Salvar espólio do museu.José António Falcão destaca as obras realizadas entre 1844 e 1864. "Intervêm dois arquitetos extraordinários. Primeiro Jean Batiste Lassus, e os trabalhos continuam com Viollet-le-Duc um verdadeiro génio da arquitetura do romantismo, que vai ter um papel muito importante no desenvolvimento do neogótico. Não se limita a restaurar o que o tempo arruinou, tem um estilo autónomo que procura apresentar a arte e a civilização góticas na sua perfeição mais pura." Conclui o historiador: "A Catedral de Notre-Dame, além de ser muito importante para a arte gótica, é de uma importância fundamental para a arte neogótica.".O património artístico do interior do monumento inclui pinturas e gravuras que relatam a sua história e de Paris, estátuas de pedra e de bronze, painéis, objetos religiosos, um órgão, etc. Algum desse espólio terá sito retirado aquando das últimas obras de restauro, iniciadas há dois anos..José António Falcão salienta a importância do tesouro da catedral, com todas as joias e objetos eclesiásticos. "É difícil ter uma noção exata dos valores do património da catedral, além de altares, pinturas, esculturas, objetos de artes decorativas, havia o tesouro do museu [que tinha entrada paga}. Falei com o meu colega em França, presidente da associação de tesouros e igrejas, que explicou que os bombeiros estavam a fazer tudo para salvar o espólio do museu. A França é dos países mais preparados para situações de emergência, nomeadamente do ponto de vista do património. E terão avaliado bem e escolhido o método de combater o fogo mais adequado.".Sublinha que o valor maior da catedral era o património arquitetónico.