Premium Maria da Graça Carvalho: "O que se passa no PSD é uma guerra de egos... e de homens"

A deputada europeia da Comissão de Indústria, Investigação e da Energia está numa área-chave no combate às mudanças climáticas, que elege como luta realista, com investigação científica e mudanças de paradigmas. Apoiante de Rui Rio, entristece-a o que se passa no seu partido.

O Acordo Verde (o Green New Deal) europeu é fazível?
Von der Leyen chamou-lhe o "homem na Lua europeu". Esta é uma metáfora particularmente feliz para resumir o que está em causa. Tal como nas missões Apollo, há 50 anos, o desafio é tremendo. Exige uma mobilização coletiva. Implica reinventar setores-chaves da nossa economia. Obriga a recorrer a tecnologias ainda em fase de desenvolvimento ou que nem sequer foram ainda inventadas. Mas é também um processo que será sustentado em decisões baseadas em evidências, como já referi. Terá cada um dos seus passos avaliado por estudos de impacto, não deixará ninguém para trás. Diria que o European Green Deal é não só fazível como um imperativo moral. E também uma nova oportunidade de prosperidade para a Europa. Se tivermos sucesso, este plano terá sido ainda mais importante do que as missões Apollo. A humanidade queria provar que era possível deixar o nosso planeta. Agora queremos provar que é possível preservá-lo.

Isso é quantificável?
Estão previstos investimentos de cem mil milhões de euros, nos próximos sete anos, para um fundo de transição que irá promover a convergência dos países e das regiões mais atrasados.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG